Impulso global para padronização em fluidos e tecnologias EV

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Revista Lubes em Foco edição 91

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Padronização em fluidos e tecnologias EV

Em 2023, cerca de 90 milhões de veículos de passageiros foram produzidos globalmente, sendo 11% veículos elétricos a bateria (BEV). Os veículos elétricos (EVs) estão se tornando cada vez mais populares no mercado automotivo. No entanto, a diversidade nos designs de VE destaca a falta de especificações ou normas padronizadas para a sua construção, componentes e interfaces. Esta falta de padronização estende-se aos fluidos EV, onde não existem especificações e métodos de teste padronizados como existem para óleos de motor convencionais.

Estão em curso esforços para colmatar esta lacuna, com vários intervenientes da indústria a estabelecer grupos de trabalho dedicados ao desenvolvimento de normas e especificações de desempenho para fluidos EV. Na F+L Week 2024, realizada na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, de 7 a 8 de março, Emmanuel Matray discutiu iniciativas em andamento nos Estados Unidos, França, Alemanha e China, para citar alguns. Matray é chefe do Departamento de Fluidos de Desempenho EV, Transmissões e Indústria da TotalEnergies Lubrifiants SA, com sede em Paris, França.

Nos Estados Unidos, a Força-Tarefa SAE J3200 – TC3 Electric Drive Fluids (2022) reúne OEMs, empresas de aditivos e petrolíferas para desenvolver novas propriedades de desempenho e sugestões de métodos de teste para fluidos EV. Outra iniciativa significativa é o Advanced Fluids for Electrified Vehicles Consortium (AFEV), liderado pelo Southwest Research Institute (SwRI), uma organização independente e sem fins lucrativos de pesquisa e desenvolvimento aplicada com sede em San Antonio, Texas, EUA. AFEV está investigando desafios na mobilidade elétrica, tais como como altas velocidades, preocupações com corrosão e propriedades térmicas.

Em França, o GFC (Grupo Francês de Coordenação) está a explorar novos aspectos dos fluidos EV, incluindo propriedades dielétricas, desgaste em alta velocidade, corrosão do cobre e problemas de água. O GFC é uma organização francesa sem fins lucrativos criada em 1963, inicialmente pelo IFP (Institut Français du Pétrole), hoje conhecido como IFPEN. O seu principal objetivo é desenvolver e aperfeiçoar procedimentos de teste para a indústria petrolífera, fabricantes de motores e utilizadores, em coordenação com outras entidades europeias, abordando especificamente os requisitos únicos dos fabricantes franceses e das suas marcas.

Na Alemanha, o Projeto FVA 827 I, um esforço colaborativo envolvendo a Forschungsvereinigung Antriebstechnik eV (FVA), o Instituto Fraunhofer de Design de Sistemas Mecatrônicos (IEM) e o Instituto de Sistemas de Acionamento e Eletrônica de Potência da Universidade Leibniz de Hannover (IAL), está conduzindo um estudo preliminar sobre óleo para acionamento elétrico de alta tensão. Esta plataforma visa facilitar a modelagem, acoplamento de modelos e simulação de acionamentos elétricos para pesquisadores e especialistas da indústria.

O NB/SH/T 6042-2021 da China é um padrão da indústria que garante que os lubrificantes para redutores de veículos elétricos atendam a critérios específicos para fornecer lubrificação e proteção eficazes para sistemas de engrenagens de veículos elétricos. Especifica variedades de produtos, requisitos, métodos de teste, regras de inspeção, marcação, embalagem, armazenamento e aceitação de entrega para lubrificantes produzidos com óleos minerais, sintéticos ou semissintéticos. Esta norma foi emitida em 16 de novembro de 2021 e implementada em 16 de maio de 2022. O Instituto de Pesquisa de Processamento de Petróleo (RIPP) está liderando um grupo focado principalmente no desenvolvimento de uma especificação abrangente de fluido EV (GB/T) com ênfase em novos métodos de teste para durabilidade, eficiência e muito mais.

No Japão e na Coreia do Sul, os esforços são empreendidos principalmente a nível dos OEM, com informações limitadas disponíveis ao público.
Matray usou o fórum F+L Week para revelar a nova especificação EV global da TotalEnergies Lubrifiants dedicada a fluidos EV. O padrão pioneiro abrange uma especificação abrangente de unidade de acionamento elétrico (EDU) com benchmarks robustos e métodos desenvolvidos internamente. A iniciativa visa ajudar os parceiros da TotalEnergies a fazer uma transição suave para a mobilidade elétrica, diz Matray.
Poderíamos perguntar por que o braço de lubrificantes da empresa global de energia TotalEnergies está assumindo a liderança no desenvolvimento de uma especificação abrangente de fluidos EV. Matray propôs que era sua responsabilidade, como player e comerciante de lubrificantes, impulsionar a melhoria da qualidade no segmento de EV, especialmente na ausência de quaisquer especificações abrangentes. A TotalEnergies não pretende substituir a experiência dos OEMs, mas aproveitar seu amplo conhecimento e experiência em lubrificantes para preencher a lacuna, diz ele.