Revista Lubes em Foco – Edição 85

447
Português
Español/Castellano
English

Esta é a versão digital da Revista Lubes em Foco – edição 85
Se quiser receber a revista impressa clique no botão abaixo e faça sua assinatura:

Página / page Artigo
4 O Mercado brasileiro de lubrificantes em 2021
O desempenho do mercado brasileiro de lubrificantes no ano de 2021 trouxe um cenário de recuperação muito maior do que o esperado pela maioria dos observadores, incluindo aqueles mais otimistas. O crescimento foi de 9,39%, quando comparado ao ano anterior, que mesmo tendo sofrido uma queda acentuada no segundo semestre devido à pandemia da Covid-19, já vinha mostrando uma forte recuperação no segundo semestre.
8 Uma nova geração de lubrificantes para veículos híbridos
Na busca da indústria automotiva por “emissões-zero”, o ritmo da eletrificação dos veículos está acelerando e uma nova classe de tecnologias de motores de combustão interna com motorizações híbridas está surgindo. Os autores desse artigo exploram como esses “motores de combustão interna eletrificados” (e-ICEs) estão criando cada vez mais a necessidade de lubrificantes projetados especificamente para proteger os equipamentos (hardware), incluindo novos sistemas de pós-tratamento e para lidar com ciclos de operações híbridas especiais.
15 A Importância Econômica e Ambiental dos Lubrificantes Sustentáveis
A energia é o principal motor de praticamente todas as atividades da existência, e contribui para a prosperidade e tira bilhões de pessoas da pobreza. Por outro lado, isso leva a uma demanda implacável por recursos naturais. Tem havido muitas tentativas, algumas mais bem sucedidas do que outras, de preencher a lacuna entre nossa demanda por energia e os efeitos perniciosos que podem resultar da concepção de máquinas e instrumentos que ainda são capazes de atender às necessidades da sociedade e, ao mesmo tempo, diminuir nossa dependência de combustíveis fósseis para esta energia.
21 Fluidos hidráulicos resistentes ao fogo
Quando houver a possibilidade de um fluido para uso em sistemas hidráulicos entrar em contato com uma fonte de ignição ou superfície metálica muito quente de um equipamento, pode-se utilizar, nestas situações, fluidos hidráulicos resistentes ao fogo. O risco potencial de incêndio por vazamento de fluido hidráulico existe em aplicações em que sistemas hidráulicos estejam localizados próximos a operações de fundição sob pressão, fundição contínua, laminação de aço, fornos, prensas de forjamento etc.