Revista Lubes em Foco – Edição 86

800
Português
Español/Castellano
English

Esta é a versão digital da Revista Lubes em Foco – edição 86

Página / page Artigo
4 XII Encontro Internacional com o Mercado - América do Sul - 2022
O XII Encontro Internacional com o Mercado – América do Sul, promovido pela Editora Onze, também produtora da revista Lubes em Foco foi realizado nos dias 6 e 7 de julho no Hotel Windsor Flórida – Rio de Janeiro, para um público de 352 pessoas. Foi o primeiro evento de lubrificantes presencial após o período de pandemia e trouxe aos participantes boas novidades tecnológicas e um espaço privilegiado para o networking no mercado de lubrificantes.
10 Testes para avaliação de fluidos para veículos elétricos
Os fluidos de transmissão para veículos eletrificados (EVs), tanto híbridos como totalmente elétricos, têm requisitos diferentes dos fluidos convencionais. As necessidades tradicionais de desempenho, como proteção contra oxidação, compatibilidade de materiais, resistência à aeração e proteção contra desgaste, ainda são importantes, mas existem novos desafios na forma de condutividade elétrica, transferência de calor, durabilidade em alta velocidade, compatibilidade com materiais novos e diferentes e resfriamento da bateria. Por outro lado, o desempenho quanto ao atrito – crítico para aplicações que empregam embreagens úmidas - agora é de menor importância, pois a faixa de velocidades de operação do sistema agora é coberta por motores de velocidade variável, em vez de transmissões convencionais de engrenagens escalonadas.
16 Segurança contra incêndio para óleos lubrificantes
A engenharia de segurança contra incêndio no Brasil caminha a passos largos e uma área tão importante economicamente para o nosso país não pode ficar de fora deste progresso. Nos últimos anos, impulsionado por grandes incêndios, houve mudanças significativas na legislação de proteção contra incêndio dos Estados, podemos destacar o incêndio na Boate Kiss na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul em 2013 e o incêndio no terminal do Alemoa em Santos em 2016, dentre outros, estes eventos levaram a sociedade a refletir e principalmente as autoridades responsáveis pela fiscalização das empresas e pela atualização das normas técnicas que provocaram diversas melhorias.
22 O impacto do sistema de pós tratamento EGR no óleo lubrificante de cárter
Com vistas à redução dos níveis de óxidos de nitrogênio (NOx), compostos a que se atribuem algumas doenças respiratórias e tipos de câncer e presentes nos gases de exaustão de motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T de equipamentos móveis da área agrícola e da construção civil, de forma a serem satisfeitas as exigências de padrões de controle de emissões demandados por órgãos governamentais tais como US EPA Tier 3/Tier 4 (USA), Stage II/ IIIA (União Européia) e PROCONVE MAR-1 (Brasil), os OEMs tem introduzido algumas inovações técnicas nos projetos dos citados equipamentos.