O mercado brasileiro de lubrificantes em 2023

93
Português
Español/Castellano
English

Revista Lubes em Foco edição 91

Clique na revista e leia, baixe ou compartilhe os artigos:


 

Mercado brasileiro de lubrificantes em 2023

O ano 2023 foi um ótimo ano para o mercado de lubrificantes, que totalizou um volume de 1,497 milhão de metros cúbicos, o que corresponde a um avanço de 6,9% em relação ao ano de 2022. Esse aumento de volume está em linha com os mercados diretamente relacionados, como a indústria automotiva e os combustíveis líquidos, que superaram suas marcas anteriores apontando para um crescimento significativo.

De acordo com a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA, foram licenciados 1.836.198 veículos leves nacionais, representando um crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior, que somados às vendas internas de produtos importados, acrescidas das vendas de ônibus e caminhões apresentaram um total de 2.308.700 veículos, superando em 9,7% o ano de 2022. Um dos pontos motivadores desse incremento, foi o pacote colocado por medidas provisórias com incentivos fiscais e melhoria do crédito ao mercado consumidor.

Outra relação profunda com o mercado de lubrificantes se faz com o mercado de combustíveis líquidos, associados diretamente ao número de veículos sendo utilizados pela população e também no setor industrial. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, no ano 2023, o consumo de gasolina e álcool hidratado juntos, tiveram um aumento de 6,34%, enquanto o diesel (em todas as suas versões) teve um volume 3,61% superior ao do ano anterior.