Mercado brasileiro de lubrificantes fecha 1º trimestre em queda

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O mercado brasileiro de lubrificantes

O mercado brasileiro de lubrificantes

Após uma grande recuperação em 2023, o mercado brasileiro de lubrificantes fechou o primeiro trimestre de 2024 com um volume de 304.397 m3, ficando abaixo do mesmo período do ano passado em 7,5%. Essa queda deveu-se principalmente ao desempenho do mês de março que não apresentou o mesmo vigor de anos anteriores, apesar de representar uma alta de 8,9% sobre fevereiro. Além disso, a base de comparação com 2023 é bastante alta, pois foi o segundo maior março da história.

Participação de mercado 

A novidade ficou por conta da Moove que assumiu a liderança de vendas no trimestre, com 18,66% de participação de mercado.

No ranking de vendas seguem a Iconic (18,05%), Vibra (16,78%, Raízen (11,75%), Petronas (}9,12%), Castrol (1,76%), Lwart (1,54%), Nortlub (1,53%), YPF (1,51%), Teclub (1,40%), seguidos de outras empresas com 17,9%.

A importação de óleos básicos no 1º trimestre de 2024 alcançou a marca de 251.661 m3 significando um aumento de 65% em relação ao mesmo período de 2023.

A indústria do rerrefino colocou no mercado cerca de 97 mil metros cúbicos  de óleos básicos, sendo 33.630 m3 do grupo II produzidos pela Lwart, que mantém a liderança do segmento de rerrefino, com uma participação de 41,4%, seguida de Proluminas com 13,1%, Lubrasil (10,4%), Petrolub (9,1%), Fenix (6,6%), Nortlub (5,7%) entre outras.