Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
Cuidados com os sistemas de injeção
- CUIDADOS NECESSÁRIOS QUANDO DA TRANSFERÊNCIA, ARMAZENAMENTO E DISPENSA DO COMBUSTÍVEL
1.1. Drenagem semanal dos tanques de armazenamento de combustível para remoção de água decantada e borra.
1.2. Limpeza interna dos tanques de armazenamento de combustível, no máximo, a cada 05 anos para remoção de sedimentos.
1.3. Manter, se possível, rotina de drenagem dos tanques de combustível “on-board” dos equipamentos móveis: semanalmente em ambientes com muito pó em suspensão e a cada 03 meses em condições normais.
1.4. Manter limpos os bicos de dispensa de combustível e os bocais de enchimento.
1.5. Manter em bom estado de conservação e limpeza as mangueiras, gaxetas, retentores etc., os tanques de armazenamento de combustível em granel e as bombas de transferência e dispensa de combustível.
1.6. Utilize sistema de filtração a cada movimentação de combustível efetuada, como por exemplo: do tanque de armazenamento de combustível para comboio de abastecimento; do comboio de abastecimento para tanque de combustível “on-board” do equipamento móvel; da bomba de dispensa de combustível para tanque de armazenamento de combustível “on-board” do equipamento móvel; do caminhão-tanque para tanque de armazenamento de combustível em granel.
1.7. Não utilizar contentores abertos para movimentação de combustível.
1.8. Adquira combustível de fornecedores confiáveis e efetue ensaios de qualidade antes da descarga do caminhão-tanque ( CT ).
1.9. Repare prontamente quaisquer vazamentos de combustível.
1.10. Utilize filtro dessecante e para material particulado sólido em respiradouro de tanques de armazenamento de combustível em granel e comboios de abastecimento.
1.11. Nunca opere equipamento móvel sem a tampa do bocal de enchimento do tanque de combustível “on-board” e, se possível, instale capa protetiva sobre a tampa do bocal de enchimento.
1.12. Caso a tampa do bocal de abastecimento no tanque de armazenamento de combustível “on-board” do equipamento móvel não estiver provendo selagem adequada, substitua-a imediatamente.
- SUBSTITUIÇÃO DOS FILTROS “ON-BOARD” DE COMBUSTÍVEL
2.1. Siga o programa regular de substituição de filtros de combustível “on-board” recomendado pelo OEM no programa de manutenção preventiva.
2.2. Mantenha os filtros de combustível “on-board” dentro das embalagens originais seladas até o seu uso.
2.3. Não efetuar pré-enchimento do filtro de combustível novo visto que, ao se efetuar esta operação, determinado volume de combustível sem filtração será enviado ao sistema de injeção.
2.4. Procure utilizar filtros de combustível “on-board” de qualidade assegurada com vistas a maximizar a proteção ao sistema de injeção.
- CUIDADOS A SEREM TOMADOS QUANDO DA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA CICLO DIESEL 4T
3.1. Efetuar remoção dos resíduos do compartimento do motor de combustão interna Ciclo Diesel 4T antes de se retirar os filtros “on-board” de combustível e outros componentes do sistema de injeção.
3.2. Em equipamentos móveis “off-road” sugere-se usar jato de água de alta pressão para remover sujeira acumulada no motor de combustão interna Ciclo Diesel 4T antes de remover o cabeçote ou o cárter para reparos.
3.3. Apertar firmemente os bujões ou tampas (ex. reservatório de compensação do sistema de arrefecimento; tampa do bocal de enchimento de óleo lubrificante; bujão de dreno do cárter) durante as operações de manutenção, mesmo que o reparo tenha seja por curto período de tempo.
3.4. Peças reutilizáveis devem ser limpas com solvente adequado e secadas cuidadosamente.
3.5. Mantenha as peças novas dentro das embalagens originais até que venham a ser utilizadas.
3.6. Não deixe peças novas ou retiradas durante a operação de desmontagem e em condições de uso armazenadas, ainda que provisoriamente, ao tempo, no piso da oficina ou sobre bancadas que não estejam devidamente limpas.
3.7. Componentes do sistema de injeção de combustível somente devem ser manuseados com luvas adequadas. Nunca com as mãos descobertas.
3.8. Retentores, quando retirados do motor de combustão interna Ciclo Diesel 4T, não devem ser reutilizados e devem ser substituídos por novos e sem uso.
3.9. Inspeção visual regular deve ser realizada nas conexões da linha de combustível que conecta o tanque de combustível “on-board” do equipamento móvel à bomba de combustível de alta pressão em busca da detecção prematura de vazamentos de combustível.
O uso de adequado sistema de filtração para combustível (Óleo Diesel Rodoviário B S500/B S10; OC A1; Óleo Diesel Marítimo DMA/DMB; OCM 120/180/380) é de vital importância na garantia do Nível Geral de Limpeza nos modernos sistemas de injeção de combustível utilizados em motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T como, por exemplo, os do tipo Common Rail que são muito sensíveis à presença de material particulado sólido abrasivo e água em função das diminutas folgas dinâmicas dos componentes em movimento relativo e do nível de acabamento superficial das superfícies metálicas usinadas.
Economizar em sistema de filtração de combustível é certeza de elevação de indisponibilidade de equipamentos móveis devido a falhas em sistemas de injeção de combustível.
Figuras 48/49 – Material particulado sólido e água: inimigos a serem eliminados