Vantagens e cuidados no uso de contentores portáteis para lubrificantes

337

Marcos Thadeu Lobo

Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.

Português
Español/Castellano
English

Contentores portáteis para lubrificantes

Contentores portáteis para lubrificantes – Quando, por razões de volume, acessibilidade ou projeto do maquinário móvel ou industrial não for possível aplicar o óleo lubrificante filtrado diretamente do carro de filtração, será necessário o uso de contentores intermediários portáteis com vedação, segundo a aplicação e o volume a ser utilizado.

Contentores portáteis para lubrificantesContentores portáteis para lubrificantes

 

 

 

 

 

 

Figuras 1/2 – Contentores intermediários portáteis com vedação.

Os contentores intermediários portáteis com vedação deverão possuir as seguintes características:

  1. Uso específico para determinado óleo lubrificante a fim de evitar contaminação cruzada.
  2. Resistentes a choques, ataques químicos e desgaste por abrasão.

Contentores portáteis para lubrificantesContentores portáteis para lubrificantes

 

 

 

 

 

Figuras 3/4 – Os contentores intermediários portáteis com vedação deverão ter boa resistência mecânica.

  1. Manufaturados com material compatível com os óleos lubrificantes a que se destinam.
  1. Possuir tampas herméticas que possam ser fechadas quando não estiver sendo utilizado.
  1. Que não necessitem do uso de funis.
  1. Possam ser inspecionados e limpos com facilidade.
  1. Rotulados com informações sobre o uso específico a que se destinam.

Vantagens no uso de contentores portáteis com vedação:

 

  1. Cada tipo de óleo lubrificante terá o seu contentor intermediário portátil com vedação dedicado, minimizando o risco de contaminação cruzada e a necessidade de limpar criteriosamente os recipientes a cada vez que se utilize óleo lubrificante diferente.
  1. Permitirá que os óleos lubrificantes que foram filtrados diretamente dos contentores originais possam ser armazenados sem riscos de contaminação por água ou material particulado sólido.

Contentores portáteis para lubrificantesContentores portáteis para lubrificantes

 

 

 

 

 

 

 

Figuras 5/6 – Dispensa o uso de funis e se equipado com conectores rápidos o óleo lubrificante poderá ser aplicado diretamente no maquinário.

  1. Dispensará o uso de funis pois a aplicação pode ser feita diretamente no bocal de enchimento do equipamento móvel ou industrial.
  1. Se equipados com conectores rápidos os contentores intermediários portáteis com vedação permitirão a aplicação do óleo lubrificante diretamente no maquinário.
  1. Conferirão responsabilidade e seriedade aos trabalhos de lubrificação ao utilizar recipientes dedicados e duradouros.
  1. Permitirão facilidade na identificação dos óleos lubrificantes utilizados.

Contar, apenas, com recipientes adequados não garante a aplicação das melhores práticas em lubrificação, sendo necessário que se encontrem sempre limpos  e que sejam estabelecidas políticas de limpeza e conservação dos recipientes a fim de evitar contaminação com água e material particulado sólido. Dependendo das condições de uso, os contentores intermediários portáteis deverão ser inspecionados, no mínimo,  a cada 3 meses e caso seja observada contaminação por água ou material particulado sólido a limpeza deverá ser imediata e completa.

Contentores portáteis para lubrificantes

 

 

 

 

 

Figuras 7/8 – Os contentores intermediários portáteis com vedação são de fácil limpeza e o óleo filtrado poderá ser transferido diretamente do contentor original.

Recomenda-se, para evitar contaminação com água e material particulado sólido, que os contentores intermediários portáteis com vedação sigam as seguintes recomendações quando do seu enchimento:

  1. Todo óleo lubrificante que ingresse no contentor intermediário portátil com vedação deverá passar por processo de filtração.
  1. Os contentores intermediários portáteis com vedação deverão ser enchidos em sala ou quarto de lubrificação limpo e em ambiente controlado. Se as condições do local em que será realizado o enchimento não satisfizerem as condições ideais de limpeza algumas medidas adicionais deverão ser tomadas para impedir o ingresso de umidade ou material particulado sólido aos contentores intermediários portáteis com vedação quando do seu enchimento. Pode-se utilizar uma bolsa de plástico ou filme de polietileno utilizado na preservação de alimentos para cobrir a boca do contentor intermediário portátil com vedação no momento do enchimento, perfurando o plástico com a extremidade da mangueira de transferência de óleo lubrificante.

 

 

 

 

 

 

Figuras 9/10 – As condições do ambiente em que é efetuado o enchimento dos contentores intermediários portáteis com vedação são de vital importância.

  1. Manter os contentores hermeticamente fechados todo o tempo e abri-los, unicamente, em ambientes controlados quando houver necessidade de inspeção e enchimento.

 

 

 

 

 

 

 

Figuras 11/12 – Manter os contentores hermeticamente fechados.

  1. Se o contentor intermediário portátil com vedação contar com dispositivo de controle de vácuo é importante mantê-lo fechado até o momento de uso.
  1. Limpar de imediato o exterior dos contentores intermediários portáteis com vedação sempre que necessário, para evitar o acúmulo de sujidades.
  1. Trocar os contentores intermediários portáteis com vedação se apresentarem falhas na estrutura por fadiga, corrosão ou abrasão.
  1. Manter os rótulos em bom estado, repondo-os sempre que necessário.

Outros artigos do Autor

Qual o óleo certo para diferenciais autoblocantes ou “limited slip”?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Diferenciais...

Graxa para mancais de rolamento, como escolher?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Graxa...

Guia de interpretação de análises em lubrificantes para motores diesel

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Interpretação...

Que lubrificante usar para um compressor de ar recíproco?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Lubrificação...

Motor com alta quilometragem requer óleo específico

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Motor...