Causas prováveis de queda de pressão de óleo lubrificante em Motores De Combustão Interna 4T

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Queda de pressão de óleo lubrificante

A maioria dos equipamentos móveis utiliza um indicador visual, que pode ser lâmpada de advertência ou manômetro montados no painel de instrumentos, que alertará o condutor quando ocorrer queda de pressão de óleo lubrificante em circuito de lubrificação de motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel).

Em geral, as suspeitas sobre a queda de pressão de óleo lubrificante em motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel) recaem sobre o óleo lubrificante. Há, no entanto, vários fatores de origem mecânica que podem ser os causadores da queda de pressão de óleo lubrificante no circuito de lubrificação e de avarias catastróficas ou não em motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel).

Vamos, então, analisar algumas causas usuais de queda de pressão de óleo lubrificante em circuito de lubrificação de motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel):

    1. CAUSA

      Baixo nível de óleo lubrificante
      Consequências
      – Falha catastrófica se houver funcionamento do motor por tempo prolongado
      Ação a ser tomada
      – Completar o nível de óleo;
      – Verificar se há vazamentos.

    2. CAUSA
      Filtro de óleo lubrificante com obstrução total ou parcial.
      Consequências
      – Provável abertura permanente da válvula de by-pass do filtro de óleo lubrificante        e falha catastrófica do motor de combustão interna 4t em curto prazo
      Ação a ser tomada
      – Substituição do filtro de óleo lubrificante na periodicidade e condição de serviço          recomendada pelo fabricante do motor de combustão interna 4t
    3. CAUSA

      A bomba de óleo lubrificante não consegue succionar o óleo lubrificante em época de temperaturas muito baixas
      Consequências
      – Falha catastrófica do motor se o problema não for corrigido em tempo e o                  funcionamento nesta condição for prolongado
      Ação a ser tomada
      – Desligar o motor e substituir o óleo lubrificante por produto multiviscoso com grau       SAE de viscosidade apropriado para a temperatura ambiente da época.

    4. CAUSA

      Bomba de óleo lubrificante com vazão insuficiente de óleo lubrificante em função de desgaste e folgas excessivas entre os dentes ou entre as engrenagens e a carcaça.
      Consequências
      – Redução na vida útil do motor
      Ação a ser tomada
      – Elevar, se possível, a rotação de operação da bomba de óleo;
      – Revisar a bomba de óleo visando eliminar folgas;
      – Substituir a bomba de óleo.

    5. CAUSA

      A válvula de by-pass do filtro de óleo encontra-se travada na posição “aberta” pela formação de depósitos carbonosos.
      Consequências
      – Redução na vida útil do motor.
      Ação a ser tomada
      – Redução na periodicidade de troca do óleo lubrificante;
      – Utilizar óleo com nível de desempenho mais elevado (API, ACEA)

     

    Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 82, apresentada abaixo:



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