Queda de pressão de óleo lubrificante
A maioria dos equipamentos móveis utiliza um indicador visual, que pode ser lâmpada de advertência ou manômetro montados no painel de instrumentos, que alertará o condutor quando ocorrer queda de pressão de óleo lubrificante em circuito de lubrificação de motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel).
Em geral, as suspeitas sobre a queda de pressão de óleo lubrificante em motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel) recaem sobre o óleo lubrificante. Há, no entanto, vários fatores de origem mecânica que podem ser os causadores da queda de pressão de óleo lubrificante no circuito de lubrificação e de avarias catastróficas ou não em motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel).
Vamos, então, analisar algumas causas usuais de queda de pressão de óleo lubrificante em circuito de lubrificação de motores de combustão interna 4T (Ciclo Otto/Ciclo Diesel):
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CAUSA
Baixo nível de óleo lubrificante
Consequências
– Falha catastrófica se houver funcionamento do motor por tempo prolongado
Ação a ser tomada
– Completar o nível de óleo;
– Verificar se há vazamentos. - CAUSA
Filtro de óleo lubrificante com obstrução total ou parcial.
Consequências
– Provável abertura permanente da válvula de by-pass do filtro de óleo lubrificante e falha catastrófica do motor de combustão interna 4t em curto prazo
Ação a ser tomada
– Substituição do filtro de óleo lubrificante na periodicidade e condição de serviço recomendada pelo fabricante do motor de combustão interna 4t -
CAUSA
A bomba de óleo lubrificante não consegue succionar o óleo lubrificante em época de temperaturas muito baixas
Consequências
– Falha catastrófica do motor se o problema não for corrigido em tempo e o funcionamento nesta condição for prolongado
Ação a ser tomada
– Desligar o motor e substituir o óleo lubrificante por produto multiviscoso com grau SAE de viscosidade apropriado para a temperatura ambiente da época. -
CAUSA
Bomba de óleo lubrificante com vazão insuficiente de óleo lubrificante em função de desgaste e folgas excessivas entre os dentes ou entre as engrenagens e a carcaça.
Consequências
– Redução na vida útil do motor
Ação a ser tomada
– Elevar, se possível, a rotação de operação da bomba de óleo;
– Revisar a bomba de óleo visando eliminar folgas;
– Substituir a bomba de óleo. -
CAUSA
A válvula de by-pass do filtro de óleo encontra-se travada na posição “aberta” pela formação de depósitos carbonosos.
Consequências
– Redução na vida útil do motor.
Ação a ser tomada
– Redução na periodicidade de troca do óleo lubrificante;
– Utilizar óleo com nível de desempenho mais elevado (API, ACEA)
Leia o restante do artigo na revista LUBES EM FOCO – edição 82, apresentada abaixo:
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