Volvo XC40
A Volvo acaba de lançar oficialmente no Brasil o seu primeiro SUV híbrido do tipo plug-in. O XC40 T5 Plug-in Hybrid será vendido no mercado nacional por R$ 245.950, sendo o primeiro da categoria com propulsão combinada, possibilitando carregar as baterias na tomada ou gerar movimento com um motor a combustão comum. O veículo já está disponível para encomenda em lojas Volvo no país.
O XC40 tem motor T5 Plug-in Hybrid que consegue gerar uma taxa de consumo impressionante. Combinando gasolina e eletricidade, faz até 25 quilômetros com apenas 1 litro de combustível. A potência total é de 262 cv, sendo que o módulo a combustão 1.5 gera 180 cv, e o seu par elétrico traz outros 82 cv.
Segundo a marca, é possível usar apenas o motor elétrico, sem qualquer combustível líquido. Contudo, a autonomia nesse modo é de apenas 42 quilômetros com uma carga completa.
O carro é extremamente ágil, precisando de apenas 6,5 segundos para ir de 0 a 100 quilômetros por hora, tendo velocidade máxima nominal de 230 km/h. A caixa automática de câmbio tem sete velocidades, para aprimorar a economia de combustível, e a alavanca para troca de marchas é totalmente elétrica.
“O XC40 Plug-In Hybrid é mais um produto que faz parte do posicionamento global da marca em ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos comercializados no Brasil, marcando o fim histórico de carros que só possuem propulsor a combustão. Essa estratégia coloca a eletrificação no centro dos negócios da marca, não só com esse lançamento, mas com outros que virão em breve. Trata-se de um dos movimentos mais significativos de uma fabricante global de automóveis, que traz uma iniciativa com o compromisso de minimizar seu impacto ambiental e, assim, tornar as cidades do futuro mais limpas”, comentou João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
Por dentro, o carro tem poucos botões para controles de segurança, ar-condicionado e uma central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque, posicionada na vertical, e não na horizontal. Há também compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Há opções para acessar os comandos de voz direto no volante e um console para carregamento de celular por indução.