Retomada da produção de veículos é comemorada pela Anfavea

Apesar do menor número de dias úteis, alta de 24,3% em fevereiro sobre janeiro. No ano, mais 314 mil veículos fabricados.

44
Português
Español/Castellano
English

Retomada da produção de veículos

Retomada da produção de veículos

Retomada da produção de veículos – O menor número de dias úteis de fevereiro não impediu que saíssem das linhas de montagem das montadoras volume maior de veículos do que o registrado em janeiro.

A produção no mês de carnaval foi da ordem de 189,7 mil unidades, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, 24,3% a mais do que no mês anterior (152,6 mil) e 17,4% superior ao de fevereiro de 2023 (161,5 mil).

Conforme balanço divulgado pela Anfavea nesta quinta-feira, 7, os três principais indicadores do setor foram positivos em fevereiro. Além da produção, também evoluíram as vendas internas e as exportações, informou o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.

O executivo lembrou que houve rescaldo de férias coletivas em janeiro, mas disse que mesmo assim não é comum fevereiro ser melhor do que o primeiro mês do ano.

No bimestre, a produção acumula alta de 8,9%, com total de 342,2 mil veículos no primeiro bimestre deste ano ante os 314,2 mil de idêntico período do ano passado.

Na avaliação de Lima Leite, esse é o resultado mais importante para a indústria. “Depois de alguns meses de alta consistente do mercado interno, finalmente a produção começa a subir degraus importantes de consolidação”, comemorou o executivo, que também destacou os R$ 66 bilhões em investimentos anunciados pelas montadoras este ano.

As vendas no varejo já tinham iniciado 2024 em alta, com expansão de 19,8% no bimestre, mas o mesmo não ocorreu com a produção, que não só teve desempenho negativo em janeiro como também encerrou 2023 com volume inferior ao de 2022.

Além do melhor desempenho do mercado interno, também as exportações cresceram em fevereiro. Sobre janeiro, a alta chegou a expressivos 63%, com 30,7 mil embarques.