Empresa faz recall de mais de 500 mil veículos no Brasil

195
recall
AIRBAG (FOTO: THINKSTOCK)

A possibilidade de defeito em deflagradores de airbags levou a Toyota a fazer um grande recall de 538.730 carros fabricados de outubro de 2011 e dezembro de 2014. A campanha envolve os modelos Corolla (223.518 unidades), Etios (138.346 carros), a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4 (176.866 ao todo).

Uma investigação constatou possibilidade de degradação do deflagrador dos airbags após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Esse fato torna o deflagrador mais suscetível a uma ruptura inadequada em caso de colisão do veículo, com possibilidade de dispersão de fragmentos de metal de sua carcaça juntamente com a bolsa.

Em caso de colisão frontal capaz de provocar a abertura dos airbags, esses fragmentos causariam danos materiais, lesões físicas graves e até mesmo fatais ao motorista e aos ocupantes do veículo. A seguir é possível ver as relações dos modelos envolvidos no recall e o procedimento adotado para cada um deles.

Recall para o COROLLA

Medidas corretivas – a Toyota realizará a campanha da seguinte forma:

Airbag do passageiro dianteiro

1ª Etapa: a partir de 4 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota desativará o deflagrador do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, pela qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag;

2ª Etapa: a partir de 26 de junho de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota substituirá o deflagrador, reativará o airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista

Etapa Única: A partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre outubro de 2013 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador da bolsa do airbag do motorista.

Recall para o ETIOS

Medidas corretivas – A Toyota realizará a campanha da seguinte forma:

Airbag do passageiro dianteiro:

1ª Etapa: a partir de 4 de abril de 2017, para os proprietários dos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota desativará o deflagrador do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, pela qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag;

2ª Etapa: a partir de 7 de agosto de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista:

Etapa Única: a partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre janeiro de 2014 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador do airbag do motorista.

Recall para HILUX E SW4

Medida corretiva – A Toyota fará campanha para ambos em etapa única:

A partir de 19 de junho de 2017, substituição do deflagrador do airbag do motorista.

Atendimento e agendamento: Os proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota para agendamento prévio. A relação de revendas autorizadas está disponível no site www.toyota.com.br.