GM apresenta novas versões do Onix, mas sem revelar preços

Onix RS e sedã Midnight chegam ao mercado em outubro e vão ocupar faixa entre as configurações LTZ e Premier

156
novas versões do Onix
Chevrolet Onix Plus Midnight (à esq.) e Onix RS chegam às lojas em outubro

Novas versões do Onix

A General Motors apresentou na quarta-feira, 23, os novos integrantes da linha Onix, o hatch RS e o sedã Midnight. Em comum, ambos trazem sob o capô o conjunto motriz formado pelo motor 1.0 flex turbo de três cilindros – que entrega 116 cv e 16,8 kgfm – combinado com o câmbio automático de seis marchas. A ideia é posicionar as novidades entre as versões LTZ e Premier, embora a montadora não tenha revelado o preço das novas versões.

O Onix RS foi apresentado como versão que será incorporada ao portfólio da marca, enquanto o Onix Plus Midnight é uma série especial que, inicialmente, será oferecida durante um ano, mas poderá permanecer em produção em caso de demanda continuada pelo modelo.

“Apesar de focarem em públicos distintos, o Onix RS e o Onix Plus Midnight foram concebidos para atender consumidores que fazem questão de expressar sua personalidade, atitude e até estilo de vida através de produtos com um estilo realmente diferenciado”, disse Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM América do Sul.

 

Onix RS tem visual esportivo

O Onix RS tem apelo visual esportivo. Segundo a fabricante, o hatch foi o escolhido para estrear a denominação no País por alcançar diversos perfis de clientes. Na dianteira, o modelo exibe para-choque redesenhado com spoilers pronunciados nas laterais e luzes de condução diurna (DRL) na parte inferior. Lateralmente, os destaques são as saias, que transmitem a impressão de que o carro é mais baixo, assim como as rodas de 16 polegadas com novo desenho e os retrovisores pintados de preto. Atrás, há um simulacro de defletor abaixo do para-choque e um aerofólio acima da tampa do porta-malas. O teto é pintado de preto e o conjunto agrada, conferindo, de fato, mais esportividade ao hatch.


Aerofólio, defletor, saias laterais e rodas diferenciam o Onix RS

Por dentro, a nova versão traz as forrações na cor preta, enquanto os bancos são do tipo envolvente e o volante possui base reta. A grande novidade, porém, é o monitor de oito polegadas da central MyLink, item que será estendido às demais versões da gama na linha 2021. O sistema, aliás, deve ganhar novas funcionalidades que serão reveladas em breve, antecipou Rodrigo Fioco, diretor de marketing de produto da GM América do Sul.


Volante com base reta, revestimento preto e central MyLink com tela de oito polegadas são destaque a bordo do Onix RS

Indagado se a versão esportiva não mereceria um motor maior, como o 1.2 turbo do Tracker, Hermann Mahnke explicou que o principal motivo que levou à escolha do 1.0 turbo foi a incidência menor de impostos. Rodrigo Fioco aproveitou para dizer que nas consultas realizadas com clientes, as aletas junto ao volante para trocas manuais de marcha não foram apontadas como item necessário ou que poderia fazer falta ao Onix RS (lembrando que o equipamento usado no modelo oferece a opção de trocas manuais na alavanca, por meio de botão).

Onix plus midnight é série especial, por enquanto

Se o hatch Onix RS aposta na esportividade, o sedã Onix Plus Midnight tem o requinte como principal destaque, ressaltado – como o nome indica – pela decoração toda em preto. Esse recurso já foi utilizado pela GM em outros veículos (como a picape S10 e o SUV Equinox) e com sucesso, o que, de acordo com os executivos, justificou a estratégia de lançar a série especial do sedã.


Para-choque e grade do Onix Plus Midnight são similares aos usados no hatch RS

Na parte frontal, o sedã traz as mesmas novidades exibidas no hatch RS, ou seja, para-choque redesenhado, novas luzes diurnas, grade estilo colmeia e faróis com máscara negra. As rodas de 16 polegadas também possuem novo desenho e têm acabamento preto brilhante, assim como todos os emblemas – incluindo a “gravatinha” da Chevrolet. Mais discreto, o Onix Plus Midnight não deve chamar tanta atenção quanto a nova versão hatch nas ruas.


Acabamento similar ao da versão topo de linha Premier na cabine do Onix Plus Midnight

Por dentro, o Midnight também traz volante multifunçional revestido de couro com base reta e acabamento padrão da versão Premier no painel, no quadro de instrumentos e no console. Assim como no RS, a atração principal é a nova central MyLink com tela tátil de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Previstos para chegarem às concessionárias na primeira quinzena de outubro, Onix RS e Onix Plus Midnight ainda não tiveram seus preços revelados pela montadora, mas já se sabe que ambos serão oferecidos em versão única, sem opcionais, e que itens como wi-fi nativo, monitor de ponto cego e assistente de manobras não estão disponíveis para nenhum dos dois modelos. Os executivos disseram esperar que as duas novidades sejam responsáveis por um volume entre 5% e 10% das vendas totais da linha Onix no País.