Emissões zero no transporte marítimo
A Lubrizol Corporation informa que se juntou à coalizão Getting to Zero, um grupo internacional atualmente endossado por 14 governos e composto por mais de 100 organizações, que pretende impulsionar o desenvolvimento de navios de alto mar comercialmente viáveis e sem emissões até 2030.
Essa parceria entre o Fórum Marítimo Global, o Fórum Econômico Mundial e os Amigos do Ocean Action engloba os principais armadores, portos, fornecedores de tecnologia e empresas de combustíveis, além de instituições acadêmicas e de pesquisa.
“Juntar-se à coligação Getting to Zero é uma oportunidade para a lubrizol contribuir com um dos desafios mais importantes do nosso tempo”, diz Simon Tarrant, gerente de Negócios de Grandes Motores da lubrizol. “É também uma chance de se alinhar com as partes interessadas do setor com visão de futuro para obter algumas ideias sobre os desafios de soluções de motores e combustíveis do futuro”.
A coalizão escolheu 2030 como data-alvo, porque a maioria dos navios após essa data ainda estará navegando em 2050, quando o regulador global da Organização Marítima Internacional (IMO) espera pelo menos reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo. Para cumprir essa visão, grande parte da frota precisará operar com combustíveis com baixo ou zero carbono.
Novos combustíveis e design aprimorado do motor trarão novos desafios às condições operacionais. Por exemplo, enquanto os lubrificantes de hoje devem combater a corrosão causada pelo ácido sulfúrico nos cilindros – o resultado do enxofre no combustível – novos combustíveis formarão ácidos diferentes. Novas formulações de lubrificantes serão, portanto, necessárias para enfrentar quaisquer desafios que surjam.
“Estamos conversando com os fabricantes de motores para entender os desafios que novos combustíveis podem trazer. Isso nos ajudará a avaliar o tipo de química necessária no futuro. Mas, para entender melhor, precisamos de testes em serviço, que dependem da disponibilidade de navios que operam com os combustíveis relevantes”, disse Ian Bown, Gerente Técnico de Óleos para Motores Diesel Marítimos da Lubrizol.
A abordagem mais ampla da lubrizol em relação à sustentabilidade visa reduzir o impacto ambiental da fabricação de seus produtos e o impacto dos próprios produtos. É necessária uma abordagem de análise do ciclo de vida para as decisões de sustentabilidade, a fim de identificar oportunidades genuínas para reduzir seu impacto e impedir a transferência da carga ambiental de um produto, processo ou fase para outro.
“Estamos empolgados com o importante trabalho que a coalizão está realizando e esperamos trabalhar juntos para ajudar a indústria naval a atingir suas metas de emissões até 2030”, diz Tarrant.