IA revolucionará a lubrificação com graxa, diz especialista do setor

97
Português
Español/Castellano
English

IA revolucionará a lubrificação

IA revolucionará a lubrificação

IA revolucionará a lubrificação – Mikael Kruse, gerente de produtos para graxas industriais na Axel Christiernsson International AB e membro do conselho do European Lubricating Grease Institute (ELGI), falou na ALIA/F&L Asia Lubricant Exhibition em Kuala Lumpur, Malásia, sobre as megatendências que estão remodelando a indústria de lubrificantes.

Kruse destacou como a tecnologia, a sustentabilidade, a instabilidade, a demografia e a urbanização estão transformando o setor, com foco particular no potencial da Inteligência Artificial (IA).

Ele enfatizou a rápida adoção da IA, afirmando que ela “assumirá uma parcela maior da nossa realidade” em muitos estágios diferentes da indústria. A IA apresenta novas e interessantes oportunidades para melhorar o desempenho da lubrificação com graxa.

Para os fabricantes de graxa, a IA oferece a chance de obter uma parcela maior do Custo Total de Propriedade (TCO) de uma empresa, fornecendo soluções de lubrificação personalizadas que protegem melhor as máquinas caras. Vai ser mais desafiador, mas os ganhos serão melhores, diz o gerente .

Ele observou que as empresas estão buscando graxas especializadas que podem melhorar o TCO, tornando a lubrificação um fator mais crítico na eficiência operacional.

Além disso, o aumento da automação, digitalização e conectividade de máquinas está transformando as práticas de manutenção. Com o monitoramento automatizado de condições e a manutenção preditiva se tornando mais comuns, as equipes de manutenção poderão executar suas tarefas de forma mais eficaz e com maior precisão. Essa integração  de tecnologias orientadas por IA permitirá manutenção proativa, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando o desempenho geral.

A sustentabilidade é outra tendência importante, com ênfase crescente em matérias-primas e redução de perdas por atrito. Kruse observou que a sustentabilidade se tornou um fator de compra significativo para os clientes, que estão interessados ​​em promover práticas ambientalmente responsáveis ​​para seus clientes. As empresas também estão sob crescente pressão para relatar seu desempenho social e ambiental, após a implementação da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) em janeiro de 2023.

Kruse destacou a crescente necessidade de especialistas em sustentabilidade dentro das organizações para garantir que as estratégias de sustentabilidade permaneçam competitivas e atraentes para os clientes.

Ele também abordou os desafios impostos pela instabilidade global. Cadeias de suprimentos simplificadas e mais resilientes são essenciais, levando a uma reversão parcial da globalização. Há muito mais considerações em gerenciamento de risco hoje em comparação a cinco a 10 anos atrás, disse.

Além disso, destacou a crescente complexidade das classificações de matérias-primas e o desafio de escolher matérias-primas adequadas para todos os clientes e regiões. Está se tornando mais difícil desenvolver produtos globais, ele diz.

Mudanças demográficas apresentam outro desafio, particularmente em setores de nicho como lubrificantes e graxas. A indústria está achando difícil atrair e reter funcionários qualificados, e Kruse enfatizou que a expertise em lubrificação com graxa está se tornando uma vantagem competitiva cada vez mais valiosa.

Finalmente, a urbanização está impulsionando mudanças nos requisitos de lubrificação. “A classe média tem necessidades de lubrificação diferentes em comparação com a classe trabalhadora”, diz ele.

À medida que as cidades se expandem e a classe média cresce, espera-se que a demanda por produtos de graxa novos e aprimorados, particularmente em regiões em desenvolvimento, aumente. Graxas adaptadas para ambientes urbanos provavelmente capturarão uma fatia maior do mercado ao longo do tempo.