SwRI demonstra motor a hidrogênio com emissões ultrabaixas

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SwRI demonstra motor a hidrogênio

SwRI demonstra motor a hidrogênio – O Southwest Research Institute (SwRI) anunciou o desenvolvimento bem-sucedido de um veículo de demonstração Classe 8 com motor a hidrogênio por meio de seu consórcio H2-ICE. Esta iniciativa, lançada em novembro de 2022, reúne líderes da indústria para desenvolver a tecnologia de motores a hidrogénio que visa alcançar emissões ultrabaixas em aplicações pesadas.

A peça central da conquista do consórcio H2-ICE é o Motor de Combustão Interna a Hidrogênio (H2-ICE), projetado para produzir emissões mínimas de óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), ao mesmo tempo que fornece o torque e a potência necessários para uso em serviços pesados. O motor atendeu a metas rigorosas de emissões, incluindo a designação Ultra-Low NOx do California Air Resources Board (CARB) de 0,02g/hp-hr.

“Nosso objetivo era alinhar o programa com a política de gases de efeito estufa da Fase 3 da Agência de Proteção Ambiental (EPA), estabelecendo um cronograma ambicioso”, disse Ryan Williams, gerente da Divisão de Engenharia de Powertrain do SwRI e gerente do programa do consórcio H2-ICE. “Nossas equipes de integração executaram o plano sem problemas, graças a um planejamento meticuloso.”

Colaboração em toda a indústria

Os consórcios do SwRI funcionam como centros de colaboração da indústria, extraindo conhecimentos de vários membros para superar obstáculos técnicos. O consórcio converteu um motor a gás natural X15N da Cummins para funcionar com hidrogênio injetado no coletor de admissão , usando peças personalizadas e componentes de protótipo de outros membros.

“Desde lubrificantes especialmente formulados até componentes protótipos, este tem sido realmente um esforço de toda a indústria”, acrescentou Williams. “O apoio e a colaboração do consórcio foram fundamentais para concluir o veículo de demonstração no curto espaço de tempo.”

Desempenho e eficiência

O veículo H2-ICE oferece uma solução zero GEE (Gases do Efeito Estufa) para o mercado de caminhões de longo curso, apresentando um motor de 370 cavalos que produz 2.025 Newton-metros de torque e alcança mais de 40% de eficiência, chegando a 43%. As emissões de CO2 do motor são notavelmente baixas, medindo cerca de 1,5 g/hp-h.

O SwRI também desenvolveu um novo sistema de pós-tratamento adaptado à exaustão de hidrogênio, reduzindo ainda mais as emissões de NOx para 0,008 g/hp-h, significativamente abaixo do limite da EPA de 2027 de 0,035 g/hp-h. “As emissões de NOx da plataforma H2-ICE estão em ou abaixo do melhor alcançado em nossos programas anteriores de baixo NOx para diesel”, disse Chris Sharp, engenheiro do SwRI Institute. “Esperamos emissões de NOx quase nulas em quase todas as condições de operação. Estou orgulhoso das realizações da equipe e animado com o futuro do projeto.”

O veículo com motor a hidrogênio de demonstração foi apresentado na ACT Expo 2024 em Las Vegas, de 20 a 23 de maio, ao lado de outras tecnologias líderes de baixo carbono e emissões zero. Ele também será exibido no California Hydrogen Leadership Summit, de 16 a 17 de junho, em Sacramento, Califórnia.