JASO revisa especificações de óleo para motocicletas

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JASO revisa óleo para motocicletas
Imagem criada por I.A.

JASO revisa óleo para motocicletas

JASO revisa óleo para motocicletas – A Sociedade Japonesa de Engenheiros Automotivos atualizou sua especificação de desempenho JASO T903 para óleos de motor de motocicletas de quatro tempos, incorporando os mais recentes padrões API de óleo de motor de automóveis de passageiros, em um esforço para proteger engrenagens e outros equipamentos, conforme as tendências do mercado em direção a menor viscosidade e menor produtos de fricção.

A atualização foi publicada no site da Japan Lubricating Oil Society em maio, após a adoção pela JSAE, e o licenciamento de produtos que atendem a ela está programado para começar em outubro. A especificação de óleo de motocicleta mais usada no mundo foi atualizada pela última vez em 2016.

Assim como nas versões anteriores, a especificação atualizada, oficialmente conhecida como JASO T 903:2023 ou “Óleos de motores a gasolina para motocicletas de quatro tempos”, incorpora requisitos dos padrões de óleos para automóveis de passageiros, mas adiciona parâmetros, como um teste que mede a capacidade de um óleo de fornecer o desempenho de fricção necessário para o sistema de embreagem da motocicleta.

Funcionários observaram que essa dependência de óleos para automóveis de passageiros afetou os produtos disponíveis para veículos de duas rodas.

“Nos últimos anos, os óleos de motor para veículos de quatro rodas tenderam a possuir menor viscosidade e menor atrito para obter melhor economia de combustível”, de acordo com o Manual de Implementação JASO T 903:2023. “Existem preocupações de que tais óleos de baixa fricção e baixa viscosidade, quando usados em motocicletas, possam causar derrapagem da embreagem e desgaste por corrosão das engrenagens da transmissão. Na verdade, foram observados problemas de campo que provavelmente são atribuíveis a tais circunstâncias. Por causa disso, houve uma forte demanda dos fabricantes japoneses para desenvolver novos padrões de óleo para motocicletas de quatro tempos”.

A sociedade de engenharia melhorou o nível de proteção contra desgaste atualizando a lista de especificações de óleos de automóveis de passageiros incorporados, que aumentaram o desempenho antidesgaste ao longo dos anos, pois a viscosidade também diminuiu para esses produtos. A atualização deste ano remove as duas especificações API mais antigas incluídas na versão de 2016 – API SG e API SH – e duas especificações que chegaram ao mercado desde 2016, API SN Plus e API SP. A nova atualização também mantém API SJ, API SL, API SM e API SN.

“Para motocicletas, o desempenho do óleo acima do SJ é suficiente”, disse Miura Tohru, supervisor do Departamento de Engenharia de Inovação de Qualidade da Unidade de Plataforma de Veículos da Yamaha Motor Co Ltd., grupo de qualidade de Powertrain. Miura atuou como presidente da Sociedade de Engenheiros Automotivos do Subcomitê de Óleo de Motor do Japão e liderou o desenvolvimento do atual padrão JASO de 2016.

O API SN Plus foi desenvolvido para resolver o problema da pré-ignição de baixa velocidade, que se desenvolveu em alguns automóveis de passageiros e causava, por vezes, um desgaste catastrófico do motor. Por enquanto, disse Miura, “não há problema com a pré-ignição em baixa velocidade em motocicletas, e a inclusão do SN Plus é para ampliar o leque de opções. No entanto, pode haver uma necessidade no futuro e, nesse caso, SJ, SL e SN serão removidos.”

Outras mudanças incluem:

  • Remoção de referências aos padrões de óleo para motores de automóveis de passageiros ILSAC e ACEA. Até agora, eles podiam ser usados em vez das especificações do API para medir o desempenho dos requisitos principais, mas os candidatos às licenças T903 estavam usando apenas as especificações do API.
  • Redução do limite máximo de teor de fósforo de 12% para 10,2%. A redução do teor de fósforo melhora a proteção dos catalisadores em sistemas de exaustão para controle de emissões construídos para ajudar a atender aos padrões de emissão mais rígidos. A especificação atualizada mantém o limite inferior para o teor de fósforo em 8% em um esforço para garantir proteção adequada contra o desgaste. Derivados de fósforo são agentes antidesgaste populares.
  • Mudança nos óleos de referência de JAFRE-B16 para JAFRE-B23 para garantir a disponibilidade.
  • Substituição da placa de fricção utilizada nos testes de avaliação devido a preocupações com a disponibilidade de fornecimento.

A aceitação de novos licenciamentos para o padrão JASO T 903:2016 terminará em 30 de setembro deste ano, e o atual T903:2016 já com dados em arquivo expirará em 30 de abril de 2028. O licenciamento do novo padrão JASO T903:2023 começará em outubro 1, 2023.