Renault Clio 2024 ganha visual arrojado e mais tecnologias na Europa

Hatch muda design para manter-se competitivo antes do fim dos carros a combustão

424

Renault Clio 2024Renault Clio 2024

Renault Clio 2024 – A Renault pode não apostar mais no Clio no Brasil, mas o hatchback segue vivo e forte na Europa. O compacto recebe sua reestilização de meia vida para a quinta geração, com a nova identidade visual da empresa, usada nos últimos lançamentos como os SUVs Austral e Espace. É uma mudança significante, principalmente na parte frontal, onde está com faróis mais finos, acompanhado por linhas na parte inferior e uma grade bem larga pontilhada.

A iluminação diurna em LED aparece não só com a barra na parte superior dos faróis, como também nas linhas que vão em direção ao para-choque, em uma peça com um formato que lembra metade do losango que serve de logo para a empresa. Do outro lado, a Renault apostou em lanternas claras para o Clio, algo que não é mais tão comum. O difusor no para-choque traseiro pode ser diferente de acordo com a versão e se tem um motor normal ou híbrido. No caso do modelo das fotos, é o Clio Esprit Alpine, que substitui a configuração RS Line.

O interior mudou pouco visualmente, ainda apoiando o seu design no uso de uma tela vertical para a central multimídia, que pode ser de 7 ou 9,3 polegadas, contando com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos é totalmente digital, com display de 7 ou 10 polegadas, dependendo da versão. Entre os equipamentos, a Renault destaca a câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, assitente de permanência em faixa e 18 outros assistentes de condução.

Com as regras do Euro 7 cada vez mais próximas, o Clio apostará em um motor bem frugal, o 1.0 SCe de três cilindros com 65 cv. Logo acima estará o 1.0 turbo de 90 cv. Mas o destaque será o 1.6 híbrido de 145 cv, combinado a um par de propulsores elétricos e um conjunto de baterias de 1,2 kWh. Curiosamente, ainda contará com uma opção diesel, mesmo que a Renault esteja se afastando deste combustível, com um 1.5 de 100 cv. Por fim, terá um 1.0 turbo abastecido com gás natural comprimido.

Enquanto o Clio muda na Europa, a Renault tem outros planos para o Brasil. A fabricante está trabalhando em um novo SUV compacto, que apareceu em imagens de registro no país e a marca até cogita reviver o nome “Clio” para o modelo, ao invés de trazer o hatch europeu. A expectativa é que seja apresentado ainda este ano, no último trimestre.