Fabricante chinesa promete reduzir custos de produção de carro elétrico pela metade

XPeng Motors vai desenvolver nova arquitetura para veículos movidos a bateria até o fim de 2024

94
Custos de produção de elétricos
G6, novo SUV-cupê da XPeng, vai estrear a inédita arquitetura para veículos elétricos

Custos de produção de elétricos

Custos de produção de elétricos – A XPeng Motors pode reduzir os custos de seus próximos veículos elétricos pela metade. Foi o que revelou o cofundador e CEO da fabricante chinesa, He Xiaopeng, em coletiva de imprensa neste domingo, 16.

O executivo antecipou alguns detalhes da nova arquitetura para carros elétricos da marca. Xiaopeng diz que a plataforma foi desenvolvida internamente e que reduzirá os custos de desenvolvimento e fabricação para os próximos modelos da montadora.

Como é a nova plataforma de produção de elétricos

Chamada de Smart Electric Platform Architecture (SEPA) 2.0, a arquitetura promete diminuir despesas com os sistemas de powertrain. As baterias teriam redução de 25%, enquanto os sistemas de assistência ao motorista teriam cortes de 50% nos custos até o fim de 2024.

A plataforma usará tecnologias de fundição de alumínio integradas na dianteira e traseira, além de baterias integradas à carroceria do carro. De acordo com a empresa, esse tipo de arquitetura vai melhorar a eficiência de fabricação e ainda trará redução de peso dos veículos.

Brian Gu, presidente da Xpeng, disse que a redução de custos na produção é fundamental para o mercado de veículos elétricos. Sem citar nomes, exemplificou os recentes movimentos de marcas, como a Tesla, que baixaram os preços dos seus carros.

“Desde o início deste ano vários players vêm lançando cortes de preços agressivos. O foco na capacidade de oferecer produtos atraentes a preços acessíveis torna-se ainda mais importante”, afirmou o executivo.

SUV-cupê vai estrear plataforma elétrica

O primeiro produto da nova plataforma da Xpeng será o SUV-cupê G6. O modelo será mostrado oficialmente no Salão de Xangai 2023, que vai até o dia 27 de abril.

Atualmente a XPeng comercializa os cupês P5 e P7, além dos SUVs G3i e G9. Este último, inclusive, já roda como robotáxi em caráter experimental na China. A empresa também já iniciou testes com carros voadores, os e-Vtols.