BYD Song Plus
O novo BYD Song Plus elétrico apareceu pela primeira vez em imagens oficiais. Esta nova geração do SUV médio da BYD foi exposta por meio das imagens do órgão estatal chinês responsável pelo registro dos veículos. O modelo ficou maior e ganhou um visual alinhado com o novo padrão de design da marca, além de receber um motor mais potente.
O novo Song Plus EV mede 4.785 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.660 mm de altura, com entre-eixos de 2.765 mm (80 mm mais longo e 20 mm mais baixo do que a versão atual). O peso ficará entre 1.920 e 2.050 kg.
Como podemos ver nas imagens de registro, o novo Song Plus EV compartilha a linguagem de design chamada Marine Aesthetics. Seus faróis são semelhantes ao BYD Seal, o sedã elétrico recém-lançado pela marca.
BYD Song Plus EV (registro)
No entanto, isso é um pouco confuso porque o Song faz parte da série Dynasty, enquanto o Seal pertence à linha Ocean. Parece que as fronteiras entre essas linhas de design estão sendo eliminadas com os novos lançamentos da marca.
Além dos faróis, o para-choque dianteiro do Song Plus EV ficou muito mais esportivo com enormes entradas de ar. Já as lanternas são maiores, sendo interligadas por faixa de LEDs. Ele também tem um par de saídas de ar no para-choque traseiro.
Destaque para o fato de que a palavra grafada em mandarim “宋” (Song) também foi substituído pela inscrição “BYD”, o que sugere as ambições internacionais do SUV elétrico.
Baseado na nova arquitetura e-Platform 3.0, uma plataforma dedicada para veículos elétricos desenvolvida pela própria BYD, o Song Plus EV será equipado com as baterias Blade, ainda sem capacidade divulgada.
Outra novidade é o trem de força, que terá duas opções. A versão de entrada será equipada com o motor elétrico de 150 kW (204 cv), o mesmo que equipa o BYD Yuan Plus, enquanto a versão superior terá uma unidade de 218 cv.
Em termos de equipamentos, o BYD Song Plus EV terá retrovisores com câmeras, teto solar panorâmico, pinças de freio coloridas e etc. Poderá ser equipado com rodas 235/55 R18, 235/50 R19 ou 245/45 R20 de diferentes estilos.
No Brasil, o modelo atual do BYD Song Plus é vendido apenas como um híbrido plug-in, que custa R$ 269.990. Nesta nova geração, o SUV continuará com a variante híbrida plug-in, mas a versão totalmente elétrica deve ter pretensões globais, podendo encarar modelos como o Tesla Model Y.
A apresentação oficial do Song Plus EV deve acontecer no Salão de Xangai, onde serão revelados todos os detalhes e a estratégia de mercado. Pelo porte e proposta, ele se posiciona logo acima do Yuan Plus EV, que também é vendido por aqui ao mesmo preço de R$ 269.990. Será que vem ao Brasil? Vamos acompanhar.