Motor com alta quilometragem requer óleo específico

126
Português
Español/Castellano
English

Marcos Thadeu Lobo

Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.

Motor com alta quilometragem

Motor com alta quilometragem – Os motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T com alta quilometragem sofrem desgaste natural  progressivo em algumas peças com a operação. À medida que os anéis de compressão, anéis raspadores de óleo e guias e hastes de válvulas sofrem desgaste, volumes crescentes de óleo lubrificante passam a sofrer combustão, juntamente com a mistura ar + combustível, com elevação do consumo de óleo lubrificante.

Passa a ocorrer, também, passagem dos gases de combustão (blow-by) para o cárter  contaminando o óleo lubrificante, reduzindo a sua vida em serviço e ocorrendo perda de potência.  Outros componentes que sofrem desgaste, com o tempo, são os retentores  e gaxetas da árvore de manivelas e dos guias de válvula, ocasionando vazamentos internos e externos de óleo lubrificante.

Motor com alta quilometragemMotor com alta quilometragemFiguras 1/2 – Passagem de gases do “blow-by” para o cárter.

Óleos específicos para motores com alta quilometragem

Visando elevar a confiabilidade e disponibilidade dos motores de combustão interna  com alta quilometragem, adiar a necessidade de reparos e paralisação dos equipamentos móveis e reduzir o consumo de óleo lubrificante tem-se formulado óleos lubrificantes com Graus de Viscosidade mais elevados (ex. SAE 25W-50; SAE 20W-60; SAE 25W-60) com adequados níveis de desempenho (ex. API CH-4 ou superior; API SL ou superior).

Motor com alta quilometragemMotor com alta quilometragemFiguras 3/4 – Óleos lubrificantes para motores com elevada vida útil em serviço.

Os óleos lubrificantes formulados para uso em motores de combustão interna de quatro tempos com alta quilometragem possuem em sua composição agente condicionador de retentores e gaxetas que aumenta a elasticidade desses componentes reduzindo vazamentos internos e externos do motor (exceto em caso de fissuras radiais onde é necessária a substituição do componente).

Com elevada detergência e dispersância, evitam a formação de depósitos nas canaletas dos pistões, tampa de válvulas, saia de pistões, cárter etc. elevando, desta forma, a vida útil, disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos móveis.

Motor com alta quilometragemMotor com alta quilometragemFiguras 5/6 – Óleo lubrificante com agente condicionador de retentores e gaxetas.

Os citados óleos lubrificantes tem o seu uso recomendado para motores de combustão interna ciclo Diesel 4T utilizados em equipamentos móveis com tempo de operação superior a 20 anos e para motores de combustão interna Ciclo Otto 4T que equipem ativos móveis com mais de 100.000 km em serviço.

Motor com alta quilometragemMotor com alta quilometragemFiguras 7/8 – Motores em equipamentos móveis com tempo em serviço superiores a 100.000 km – Ciclo Otto 4T ou 20 anos – Ciclo Diesel 4T.

 

Outros artigos do Autor

Motor com alta quilometragem requer óleo específico

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Motor...

Algumas dicas importantes sobre os fluidos de freio

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Fluidos...

Principais dicas para um bom armazenamento de tambores

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Armazenamento...

Graxa para uso em lubrificadores automáticos de colar

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.

Mantendo o maquinário em boas condições de operação

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Maquinário...