Apple Car: empresas chinesas negociam baterias para o veículo

107

Apple CarApple Car

Apple segue aos poucos traçando parcerias e negociando com fornecedoras para a fabricação de um carro próprio. Segundo a agência de notícias Reuters, a companhia agora busca uma aliada no fornecimento de baterias para automóveis elétricos.

Após ouvir quatro fontes anônimas “com conhecimento do assunto”, a reportagem cita que a Maçã está em fases iniciais de negociação com duas fabricantes chinesas: a CATL e a BYD. Ambas são responsáveis pelo tipo de fonte de energia no formato que a empresa busca: as baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Nenhum contrato foi assinado até o momento e ambas ainda podem ficar de fora do projeto. Todas as partes envolvidas se recusaram a comentar o assunto oficialmente.

A CATL fornece baterias para várias montadoras da indústria.A CATL fornece baterias para várias montadoras da indústria.Fonte: CATL/Reprodução

A CATL é o principal nome do setor de baterias automotivas e tem como cliente até mesmo a Tesla. Já a BYD é uma concorrente de menor porte, mas também relevante no segmento.

O “Apple Car” existe mesmo?

O projeto do carro da Apple circula em formato de rumor há alguns anos e, aparentemente, passou por alterações nos últimos meses.

Hyundai supostamente quase fechou negócio para ser a responsável pela produção e a tecnologia base do automóvel, mas voltou atrás — e agora a própria Maçã pode cuidar sozinha de tudo, fechando parcerias com fornecedoras e fabricantes como o caso das baterias elétricas.

Em entrevista recente, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que o maior desafio hoje na indústria automotiva é integrar hardware, software e serviços.