Chevrolet Onix Plus mantém liderança
A disputa entre os sedãs compactos foi acirrada pela vice-liderança. Em abril, os dois representantes da Volkswagen, Voyage e Virtus, ficaram separados por menos de 100 unidades (2.437 x 2.345). Já no topo, embora com abaixo das 5 mil unidades pela 1ª vez desde junho passado, o Chevrolet Onix Plus (4.896) ampliou sua vantagem sobre os rivais em relação a março mesmo com sua produção ainda paralisada.
Sem ameaças pela 4ª posição, o Hyundai HB20S foi o preferido por 1.721 consumidores. Na briga pelo último lugar do top 5, o Renault Logan levou a melhor – por pouco – sobre o Toyota Yaris Sedan (1.075 x 1.026). Quinto no último ranking, o Fiat Grand Siena (999) ficou abaixo dos mil emplacamentos pela 1ª vez desde outubro (975).
Já o Nissan Versa (948) caiu uma posição nas últimas semanas, mas sem qualquer ameaça concreta do Fiat Cronos (591), único entre os primeiros a perder fôlego em relação a 2020 – por aqui, o modelo vive situação bem distinta da registrada na Argentina, onde é líder de mercado desde o início de 2021. Com nova geração prevista apenas para 2022, o Honda City (520) completou o top 10.
Geração anterior do Versa, o Nissan V-Drive (329) ficou atrás do Toyota Etios Sedan (406), que oficialmente teve a comercialização encerrada em abril – o modelo continuará sendo produzido para exportação. Sem conseguir empolgar, o Caoa Chery Arrizo 5 (52) ficou atrás do aposentado Ford Ka Sedan (178) e só não foi lanterna graças ao registro solitário de alguma unidade do Chevrolet Prisma (1) perdida por aí.
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | ABR/21 | MAR/21 | ABR/20 | % ABR 21 | % MAR 21 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 4896 | 5450 | 2222 | 27,94% | 25,97% | -10,17% | 120,34% |
2º | VW VOYAGE | 2437 | 3695 | 429 | 13,91% | 17,61% | -34,05% | 468,07% |
3º | VW VIRTUS | 2345 | 2606 | 653 | 13,38% | 12,42% | -10,02% | 259,11% |
4º | HYUNDAI HB20S | 1721 | 2010 | 702 | 9,82% | 9,58% | -14,38% | 145,16% |
5º | RENAULT LOGAN | 1075 | 1014 | 256 | 6,13% | 4,83% | 6,02% | 319,92% |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1026 | 1268 | 343 | 5,85% | 6,04% | -19,09% | 199,13% |
7º | FIAT GRAND SIENA | 999 | 1351 | 205 | 5,70% | 6,44% | -26,05% | 387,32% |
8º | NISSAN VERSA | 948 | 1085 | 313 | 5,41% | 5,17% | -12,63% | 202,88% |
9º | FIAT CRONOS | 591 | 807 | 862 | 3,37% | 3,85% | -26,77% | -31,44% |
10º | HONDA CITY | 520 | 635 | 139 | 2,97% | 3,03% | -18,11% | 274,10% |
11º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 406 | 393 | 202 | 2,32% | 1,87% | 3,31% | 100,99% |
12º | NISSAN V-DRIVE | 329 | 378 | 0 | 1,88% | 1,80% | -12,96% | – |
13º | FORD KA SEDAN | 178 | 222 | 924 | 1,02% | 1,06% | -19,82% | -80,74% |
14º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 52 | 67 | 19 | 0,30% | 0,32% | -22,39% | 173,68% |
15º | CHEVROLET PRISMA | 1 | 4 | 11 | 0,01% | 0,02% | -75,00% | -90,91% |
17524 | 20985 | 7280 | 100,00% | 100,00% | -16,49% | 140,71% |