ANP encerra inscrições para o PIL
A ANP solicita o preenchimento de um Formulário de Inscrição, no qual deverão constar as indicações dos ensaios a serem realizados pelo laboratório. O formulário de inscrição, devidamente preenchido, deverá ser encaminhado para o e-mail pil_anp@anp.gov.br, até 22 de fevereiro de 2021, impreterivelmente. Mesmo aqueles laboratórios que enviaram seus formulários no ano passado devem encaminhá-lo novamente para melhor controle das inscrições pela Comissão Técnica.
Não há custo envolvido na participação, exceto a retirada e transporte das amostras.
De acordo com a agência, a participação em ensaios de proficiência representa uma importante ferramenta para avaliação e confiabilidade dos resultados laboratoriais, permitindo um monitoramento constante das práticas analíticas e propiciando subsídios aos laboratórios para a identificação e solução de eventuais problemas.
PIL da ANP como ferramenta de melhoria
O Programa é uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade dos óleos lubrificantes comercializados no Brasil, bem como fórum de debates técnicos e trocas de experiências.
A agência lembra ainda que poderá ser necessário restringir o número de laboratórios participantes em função da capacidade máxima do tanque de homogeneização utilizado. Quando houver essa necessidade, os seguintes critérios internos serão adotados para limitar a participação: 1º) laboratórios que realizem o maior número de parâmetros; 2º) ordem de manifestação de interesse. Os laboratórios excluídos de acordo com estes critérios preestabelecidos serão devidamente comunicados.
Os custos de preparo de amostras, tratamento dos dados e elaboração do relatório e organização da reunião para discussão dos resultados ficarão por conta da ANP. Os laboratórios participantes ficarão responsáveis pelas despesas de retirada e transporte das amostras, realização dos ensaios e envio dos resultados, bem como despesas com o comparecimento na reunião para discussão dos resultados.
O relatório do 5º PIL de lubrificantes encontra-se no site da ANP em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/pil-5-relatorio-final.pdf