ANP encerra inscrições para o Programa Interlaboratorial (PIL de lubrificantes)

42

ANP encerra inscrições para o PIL

pil de lubrificantesA Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP informa que os laboratórios interessados em participar da 6ª edição do seu Programa de Comparação Interlaboratorial (PIL de Lubrificantes) têm até essa segunda feira, dia 22 de fevereiro de 2021, para realizar sua inscrição. O referido programa terá início em março.

A ANP solicita o preenchimento de um Formulário de Inscrição, no qual deverão constar as indicações dos ensaios a serem realizados pelo laboratório. O formulário de inscrição, devidamente preenchido, deverá ser encaminhado para o e-mail pil_anp@anp.gov.br, até 22 de fevereiro de 2021, impreterivelmente. Mesmo aqueles laboratórios que enviaram seus formulários no ano passado devem encaminhá-lo novamente para melhor controle das inscrições pela Comissão Técnica.

Não há custo envolvido na participação, exceto a retirada e transporte das amostras.

De acordo com a agência, a participação em ensaios de proficiência representa uma importante ferramenta para avaliação e confiabilidade dos resultados laboratoriais, permitindo um monitoramento constante das práticas analíticas e propiciando subsídios aos laboratórios para a identificação e solução de eventuais problemas.

PIL da ANP como ferramenta de melhoria

O Programa é uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade dos óleos lubrificantes comercializados no Brasil, bem como fórum de debates técnicos e trocas de experiências.

A agência lembra ainda que poderá ser necessário restringir o número de laboratórios participantes em função da capacidade máxima do tanque de homogeneização utilizado. Quando houver essa necessidade, os seguintes critérios internos serão adotados para limitar a participação: 1º) laboratórios que realizem o maior número de parâmetros; 2º) ordem de manifestação de interesse. Os laboratórios excluídos de acordo com estes critérios preestabelecidos serão devidamente comunicados.

Os custos de preparo de amostras, tratamento dos dados e elaboração do relatório e organização da reunião para discussão dos resultados ficarão por conta da ANP. Os laboratórios participantes ficarão responsáveis pelas despesas de retirada e transporte das amostras, realização dos ensaios e envio dos resultados, bem como despesas com o comparecimento na reunião para discussão dos resultados.

O relatório do 5º PIL de lubrificantes encontra-se no site da ANP em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/pil-5-relatorio-final.pdf