Empresa americana investe no aumento da produção de lítio

61
Aumento da produção de lítio
Piscinas de salmoura usadas para mineração de carbonato de lítio. © Cavan / stock.adobe.com

Aumento da produção de lítio

A Albemarle Corp. anunciou recentemente planos de dobrar a capacidade de sua mina de lítio em Nevada em resposta à crescente demanda de veículos elétricos. O lítio também é um ingrediente importante para a indústria de graxas.

Aproximadamente três quartos da graxa produzida globalmente contém sabão de lítio simples ou espessantes complexos de lítio.

Albemarle disse que seu investimento em Silver Peak, que produz lítio a partir da salmoura extraída da bacia do Vale Clayton, apoiará o aumento da demanda por fornecimento doméstico de lítio. A empresa observou que os fabricantes automotivos norte-americanos estão buscando regionalizar sua cadeia de suprimentos para maior segurança e sustentabilidade, conforme a demanda global por veículos elétricos (VE) cresce.

A partir deste ano, a empresa planeja investir US $ 30 milhões a US $ 50 milhões para dobrar a produção no local de Nevada até 2025, fazendo uso total de seus direitos de água salgada. Este ano, a Albemarle também planeja iniciar a exploração de argila e avaliar tecnologia que possa acelerar a viabilidade da produção de lítio a partir de recursos de argila na região.

“Como líder na indústria de lítio, nossa prioridade é otimizar nossos recursos e produção de classe mundial”, disse Eric Norris, presidente de negócios de lítio da empresa, em um comunicado à imprensa. “Isso inclui Silver Peak, um local exclusivamente posicionado como o único recurso produtor de lítio nos Estados Unidos. Este investimento em capacidade doméstica mostra que estamos empenhados em observar as muitas maneiras pelas quais a Silver Speak pode fornecer suporte doméstico para o crescente mercado de VE. ”

Albemarle disse que está buscando maneiras de otimizar a extração de lítio de seus recursos de salmoura, incluindo aqueles no Vale Clayton. Por meio de um projeto de pesquisa patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos com o Laboratório Nacional de Argonne, a empresa está investindo em um processo para otimizar a produção de hidróxido de lítio a partir de recursos de salmoura. O hidróxido de lítio é usado nas baterias de veículos elétricos (VE) e também é o mais comum dos vários ingredientes principais que podem ser usados ​​para fazer sabões que são misturados com óleo como espessantes para graxas.

Os outros recursos domésticos de lítio da empresa incluem 800 acres em Kings Mountain, Carolina do Norte, um dos depósitos de minério de espodumênio mais ricos do mundo e sede do centro técnico global de lítio da Albemarle e de operações piloto. O concentrado de espodumênio é a matéria-prima precursora do carbonato de lítio e do hidróxido de lítio. A empresa também possui salmouras contendo lítio em Arkansas.