Quanto tempo o novo coronavírus sobrevive em cada parte do seu carro?

194

Desinfecção de superfícies

Estudo realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que o novo Coronavírus pode sobreviver até três dias em algumas superfícies. Saiba qual é o tempo de vida do vírus em cada uma das partes do seu carro.

De acordo com a pesquisa, o vírus resiste por cerca de 72 horas no plástico – componente que está presente em várias superfícies dentro do habitáculo de um veículo.

No aço inoxidável, a durabilidade é de 48 horas. Em uma caixa de papelão mantida no porta-malas, por exemplo, a sobrevida do novo coronavírus é de 24 horas. Já no cobre, ela é de apenas 4 horas.

O levantamento também mostrou uma informação interessante: o novo coronavírus pode sobreviver no ar entre 40 minutos e 2h30, após uma pessoa infectada tossir ou espirrar.

A infectologista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, Dra. Adriana Coracini, afirma que os cientistas promoveram artificialmente a nebulização do vírus no ambiente, fazendo com que ele fosse aerossolizado e, a partir daí, testado em todas as superfícies para checar o seu tempo de sobrevida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão da COVID-19 é por gotículas respiratórias, ou seja, as superfícies onde o vírus possui sobrevida, e não pelo ar. Por isso, o alerta da higienização é importante e sempre ressaltado, seja lavando as mãos ou limpando objetos.

No geral, “a melhor forma de higienizar é com a utilização do álcool gel 70% ou outros componentes que adotamos no hospital à base de álcool, como o clorexidina ou o quaternário de amônio, que é mais usado para dispositivos como celulares e computadores”, detalha a infectologista da Rede de Hospitais São Camilo, Dra. Adriana Coracini.

Ainda segundo a médica, os compostos de clorados inativam o vírus em qualquer ambiente. Então, qualquer um desses, usados antes do período em que o vírus morre sozinho, já será eficaz para a esterilização.

Como livrar o seu carro do novo coronavírus

higienizacao interior carro volante desinfetado spay alcool 70 mata novo coronavirus pano lavar carro por dentro hutterstock
Para limpar o volante e o câmbio, passe um pano com álcool 70%

De acordo com a OMS, para desinfectar um superfície contaminada pelo novo coronavírus basta limpá-la com um desinfetante simples. Depois de fazê-lo, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

A também médica infectologista Alina Habert explicou, em um evento da Ford, como desinfetar os principais focos de contaminação no carro:

  • no volante e no câmbio, passe um pano com álcool 70%;
  • nos cintos de segurança, retire o excesso de sujeira com papel toalha e passe um pano com sabão neutro ou desinfetante.
  • Para o painel, onde não é indicado passar álcool, utilize um pano úmido com detergente.

Para saber quais são as superfícies do carro mais suscetíveis a contaminação, clique aqui.

Foto | Shutterstock