Volkswagen ID.3
A Volkswagen continua a ter problemas com o ID.3, o primeiro carro da nova linha de modelos elétricos da empresa. De acordo com o site Automotive News, citando a revista alemã Manager Magazin, a fabricante ainda não conseguiu resolver os defeitos na parte de software e considera adiar as entregas das unidades de pré-venda – a publicação diz também que este atraso pode chegar a um ano.
O problema encontrado está na arquitetura de software do Volkswagen ID.3. É a primeira vez que a marca faz com um carro totalmente conectado e que pode ser atualizado automaticamente. Só que há uma dificuldade em fazer com que os sistemas conversem entre si em sincronia. A dificuldade é tanta que a equipe que testa o veículo estaria reportando até 300 erros por dia.
A Manager Magazin revela que a Volkswagen está dando prioridade total para resolver o problema, com mais de 10 mil técnicos trabalhando no sistema. A situação é tão séria que a revista diz que, caso o ID.3 não dê certo, carreiras serão destruídas, inclusive a de Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen.
Chamada MEB, a plataforma usada pelo ID.3 será a base de 27 carros elétricos do Grupo Volkswagen até 2022, incluindo outras marcas como Audi, Skoda e Seat. A própria VW já trabalha em mais modelos e pretende apresentar o crossover ID.4 até a metade deste ano, feito para o mercado norte-americano e a China.
A produção em série do ID.3 começou em novembro, na fábrica em Zwickau (Alemanha) e a Manager Magazin diz que mais de 20 mil unidades teriam sido produzidas sem o sistema completo. Isso significa que os engenheiros terão que resolver o problema manualmente na pós-produção, um processo custoso.
Em nota, um porta-voz da Volkswagen disse ao Automotive News que a marca não mudou a previsão de entrega do carro e que ele será lançado comercialmente no 2º trimestre. Este posicionamento é o mesmo de janeiro, quando a fabricante admitiu que estava com “desafios” envolvendo o software do ID.3, mas que iria resolvê-los até o lançamento.