Aumento de preço dos lubrificantes nos EUA

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As empresas Shell, ExxonMobil, Chevron, Phillips 66 e vários produtores menores notificaram os clientes dos Estados Unidos de aumentos iminentes no preço dos lubrificantes acabados, que entram em vigor entre meados de fevereiro e meados de março. Algumas empresas citaram custos crescentes de matérias-primas usadas na produção e entrega de seus produtos.

Principais empresas aumentam o preço dos lubrificantes

As principais companhias de petróleo anunciaram aumentos de até 12%, a maioria entrando em vigor em 24 de fevereiro, incluindo:

  • Shell em todos os seus lubrificantes acabados;
  • ExxonMobil em todos os seus lubrificantes acabados;
  • Chevron em todos os seus óleos e graxas lubrificantes;
  • Phillips 66, efetivo em 2 de março, em todos os seus lubrificantes acabados.

Entre os pequenos produtores, a Chemlube anunciou que aumentaria os preços de 7 a 10 por cento em lubrificantes acabados a partir de 13 de fevereiro. A Omni Specialty Packaging anunciou um aumento de 8 a 10 por cento nos produtos a granel e em embalagens a partir de 1º de março, citando aumentos contínuos nos óleos básicos, aditivos, resinas e custos de frete.

A Warren Oil notificou os clientes sobre aumentos de preços de até 30 centavos de dólar por galão de lubrificante acabado e de até 4 centavos de dólar por libra em graxas a partir de 19 de março, citando especificamente os recentes aumentos nos preços do óleo básico como a principal razão.

Pequenos produtores acompanham

Fontes da indústria também relataram que vários outros misturadores – incluindo Total, Especialidades em Lubrificação Avançada, Óleo de Amalie, Velho Mundo (Peak) e Smitty’s Supply – também anunciaram aumentos para seus clientes, com variação máxima de 12%, em várias datas em fevereiro.

Suzan Jagger, presidente da Jagger Advisory, observou que, tipicamente, as empresas de petróleo sofrem um aumento maciço de preços no início de cada ano, refletindo suas opiniões sobre as previsões dos preços dos óleos básicos. No início de 2018, por exemplo, ocorreu uma rodada de aumentos nos preços de lubrificantes acabados nos EUA que também entraram em vigor no final de fevereiro a março.

“Os aumentos anunciados de 10% a 12% são mais acentuados do que o ciclo normal, refletindo as projeções de custo do óleo  básico, bem como os ventos de uma boa economia e o desejo dos profissionais de marketing de recuperar alguma margem dos últimos dois a três anos de aumento de custo”. disse Jagger.

Ela explicou que o custo médio dos pacotes de aditivos para óleo para automóveis e para serviços pesados ​​tem diminuído nos últimos anos. O crescimento da demanda de lubrificantes premium e as taxas mais altas de tratamento com aditivos para atender às especificações mais recentes dos fabricantes de equipamentos originais foram compensadas pelo excesso de oferta global, à medida que as empresas de aditivos investem na capacidade da Ásia-Pacífico, observou Jagger.

Ganhos acabam sendo devolvidos

“Os profissionais de marketing dos Estados Unidos se aproveitaram disso por meio de licitações agressivas e termos de contratos ”, disse ela. “A história mostra que os profissionais de marketing nunca mantêm todos esses ganhos … devolvendo uma parte ao mercado por meio de descontos, abatimentos e ofertas especiais de preços para distribuidores e clientes comerciais. Resta ver quanto dos ganhos de 2020 se manterão quando o mercado ficar estável e independente, com marcas próprias, distribuidores e óleos genuínos continuando a lutar por um pedaço maior da torta. ”

A última grande rodada de aumentos nos preços de lubrificantes acabados nos EUA entrou em vigor em maio passado. Desde então, a maior parte dos preços dos lubrificantes acabados e dos preços dos óleos básicos mostrou pouca mudança nos Estados Unidos.

Os consumidores de óleo básico desfrutaram de um período surpreendentemente longo de preços estáveis em 2019. Com exceção de algumas iniciativas de preços de dois produtores em julho e setembro, que não obtiveram sucesso devido às condições de excesso de oferta e foram posteriormente revogadas, os produtores de óleo básico parafínico mantiveram seus preços publicados de maio até o final do ano e fornecedores naftênicos desde junho.

No entanto, os picos nos preços do petróleo em dezembro, causados ​​por tensões geopolíticas e indicadores econômicos, compensaram parte da pressão exercida pelo amplo suprimento de óleos básicos. Esse fator, juntamente com as perspectivas de um mercado cada vez mais apertado nas vésperas da movimentada temporada de primavera e das próximas mudanças em fábricas de óleo, levaram os fornecedores de básicos parafínicos a buscar aumentos de preços neste mês.

As maiores margens dos óleo base, por sua vez, desencadearam aumentos de preços nos segmentos de lubrificantes e aditivos.