ANP e indústria discutem segurança operacional e meio ambiente

54

Segurança Operacional e Meio Ambiente

A ANP realizou hoje (30/10), no Rio de Janeiro, o VII Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente (SOMA). O evento visa criar um ambiente favorável para a avaliação do desempenho, discussão de assuntos relevantes e identificação de ações para melhoria contínua do tema. Participaram mais de 100 pessoas ligadas ao setor de petróleo e gás.

O superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, Raphael Moura, fez a abertura, representando o diretor Felipe Kury. Ele destacou a importância do evento para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás no país.

“O Brasil vive um momento de grande crescimento da indústria de petróleo e gás, o que traz necessidade de desenvolvimento de toda uma cadeia. E a reputação da indústria depende de que isso seja feito com segurança e respeito ao meio ambiente. O objetivo deste seminário é que regulador e indústria se coloquem na mesma página. Nosso papel como integrantes dessa grande indústria é desafiar os operadores a se desenvolverem, para darmos o retorno que a sociedade espera no que diz respeito à segurança operacional e ao meio ambiente”, afirmou.

Temas

Em seguida, foram realizadas apresentações, por técnicos da ANP, dos seguintes temas: Análise do Desempenho de Segurança Operacional em 2018, Auditorias Temáticas em Sistemas Críticos de Segurança Operacional, Desafios na Implementação do Gerenciamento de Segurança Operacional de Sistemas Submarinos (SGSS), Desafios na Implementação do Sistema de Gerenciamento da Integridade de Poços (SGIP), O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) e Emergências e Os Desafios do Descomissionamento do FPSO Cidade do Rio de Janeiro.