No que diz respeito ao que se espera para o futuro próximo no universo dos veículos de passeio, em quem você apostaria? Muita gente acredita que as primeiras empresas a emplacar carros autônomos no mercado automobilístico são as mais recentes companhias de tecnologia do Vale do Silício. Porém, um estudo mostra que quem está mais à frente nessa corrida são exatamente as montadoras “tradicionais”. Empresas como Ford, a General Motors, a Renault-Nissan e a Daimler, dona da Mercedes estão entre elas.
Carros autônomos
Segundo a pesquisa realizada pela Navigant Research, são essas empresas que, possivelmente, segundo dados atuais, vão liderar o mercado de carros autônomos – aqueles que você não vai precisar dirigir, pois vão saber fazer tudo sozinhos.
Entendendo o estudo
O resultado da pesquisa foi apresentado em um gráfico cujos eixos representam Estratégia e Execução e as empresas foram categorizadas em quatro grupos de acordo com seus avanços nessas áreas: seguidores, desafiadores, pretendentes e líderes.
A Navigant Research levou em conta 10 critérios, que incluem capacidade de fabricação, desenvolvimento de tecnologia, estratégia, estabilidade, entre outros
Para posicionar as 18 empresas e montadoras analisadas, a Navigant Research levou em conta 10 critérios, que incluem capacidade de fabricação, desenvolvimento de tecnologia, estratégia, estabilidade, entre outros.
Em primeiro lugar, aparece a Ford, uma montadora clássica mais do que centenária que, mesmo ficando para trás da Tesla em termos de valor de mercado, está liderando a lista divulgada pelo instituto de pesquisa.
Confira a lista com as 10 empresas mais aptas a obter sucesso com os carros autônomos em ordem crescente:
- 10) Hyundai
- 9) Delphi
- 8) Volvo / Autoliv / Zenuity
- 7) Waymo
- 6) BMW
- 5) Volkswagen
- 4) Daimler
- 3) Renault-Nissan
- 2) General Motors
- 1) Ford
Chegando a hora
Várias dessas empresas entraram nesse mercado há pouco tempo, mas rapidamente cresceram através de aquisições, investimentos e contratação estratégica de pessoal
Segundo a pesquisa, “veículos autônomos estão rapidamente chegando a um nível de maturidade que vai permitir implantações iniciais para os consumidores. Um grande grupo de empresas está desenvolvendo ativamente sistemas automáticos de condução completos. Além disso, os componentes que entram nesses sistemas também estão sendo desenvolvidos, incluindo OEMs automotivos, fornecedores, empresas de tecnologia não automotiva e startups.
“Várias dessas empresas entraram nesse mercado há pouco tempo, mas rapidamente cresceram através de aquisições, investimentos e contratação estratégica de pessoal. Outras têm trabalhado em tecnologia de condução automatizada por décadas”, afirma o estudo. Talvez esse seja um dos principais motivos dessa disparidade. A experiência de anos na indústria automotiva em uma parte crucial do projeto de carros autônomos – o próprio carro.
FONTE(S) : NAVIGANT RESEARCHIMAGEN(S): WIRED