A Ford teve redução importante em seu resultado em 2016. A companhia registrou queda de 37,5% no lucro líquido ao longo do ano na comparação com 2015. Com isso, o montante caiu para US$ 4,60 bilhões. A companhia aponta, no entanto, que a baixa já era esperada. A receita bruta cresceu no mesmo período e chegou a US$ 151,80 bilhões. Deste valor, US$ 141,56 bilhões foram gerados na divisão automotiva, enquanto a área financeira contribuiu com US$ 10,25 bilhões.
O lucro operacional, aquele que inclui apenas o resultado da atividade principal, caiu 33,7%, para US$ 6,79 bilhões. O volume de vendas teve expansão e chegou a 6,65 milhões de veículos globalmente, garantindo à empresa 7,3% de participação no mercado mundial.
Ford: América do Norte e Europa são os que mais adquirem
A maior parte deste total foi emplacada na América do Norte, onde a Ford entregou 3 milhões de veículos. Já a América do sul puxou para baixo a performance global da companhia. A empresa vendeu 325 mil veículos no continente, volume que garantiu 8,8% de market share. Com a perspectiva de melhora da economia da região em 2017, a montadora espera também aprimorar este resultados este ano.
Em expansão, a Europa absorveu 1,53 milhão de carros da Ford, assegurando lucratividade. Outros 161 mil veículos foram vendidos no Oriente Médio e na África, enquanto na Ásia foram emplacados 1,60 milhão de veículos da companhia.