ARG investe na Novvi para acelerar comercialização de biolubrificantes

127

O American Refining Group, Inc (ARG) se comprometeu a um investimento de capital de 33,3% na empresa Novvi, uma joint venture entre a Cosan S.A. e a Amyris para a produção de produtos renováveis, incluindo biolubrificantes, solventes e fluidos de perfuração. A base tecnológica é o farneseno produzido pela Amyris e a chegada de apoio financeiro deverá acelerar o processo de comercialização dos produtos.

Os produtos e a tecnologia da Novvi oferecem soluções sustentáveis e de alto desempenho em uma variedade de aplicações de lubrificantes. E a refinaria da ARG, em Bradford, Pensilvânia, fundada em 1881, é a mais antiga refinaria continuamente operando na América do Norte.

“Nosso lançamento de óleos de base sintética da Novvi foi abraçado pelos fabricantes de uma variedade de segmentos de lubrificantes de alto nível, em ambas as aplicações automotivas e industriais”, disse Jeff Brown, CEO da Novvi LLC. “Nossa parceria com o American Refining Group vai ajudar a acelerar o nosso crescimento, fornecendo os recursos necessários para garantir a fabricação, fornecimento e capacidade de entrega para dar escala de volume ao nosso negócio e para atender as expectativas dos clientes.”

“A refinaria de Bradford da ARG foi construída na inovação e liderança de mercado em 1881, e hoje estamos vendo uma mudança na economia de hidrocarbonetos, juntamente com os requisitos de desempenho no setor de óleos básicos. Esta é uma oportunidade para ARG liderar o mercado mais uma vez, agora com um produto renovável”, afirmou Tim Brown, CEO, do American Refining Group, Inc.

“Quando exploramos o valor e a sinergia atingidos temos um enorme benefício para ambas empresas. Os benefícios potenciais permeiam os nossos negócios de óleo básico, os lubrificantes acabados, os solventes, e os fluidos de perfuração, concluiu Brown.”

Maior eficiência energética e durabilidade são motores de crescimento nos estoques de básicos lubrificantes de alto desempenho. Juntos, American Refining Group e Novvi acreditam que um romance, baseado em desempenho, plataforma de tecnologia com foco em segmentos específicos e desempenho de alto nível com matérias-primas de base biológica sustentáveis proporciona um atendimento às necessidades da indústria de hoje e do futuro.

“Estamos muito satisfeitos com o apoio financeiro, técnico e comercial da ARG, e a sua participação, juntamente com a forte demanda por tecnologia Novvi, nos permite crescer significativamente em outro mercado de bilhões de dólares, para a nossa tecnologia farneseno”, disse John Melo, presidente e CEO da Amyris.

“Este acordo é o primeiro de vários que esperamos para este ano, em que estamos a saindo de atividades de não principais, permanecendo desenvolvedores de tecnologia-chave e produtores da química de alto desempenho, para refazer o mundo de uma forma mais sustentável. E, com o apoio da ARG, temos a oportunidade de trabalhar em conjunto com a Cosan para expandir mais rapidamente a disponibilidade dos produtos renováveis nos mercados mundiais de óleos básicos e lubrificantes, estimados para chegar a US$ 42 bilhões e US$ 70 bilhões em tamanho, respectivamente, por volta de 2020 *. Este mercado é mais um exemplo de como o farneseno da Amyris é capaz de suportar o crescimento dos mercados grandes e diversos”, completou Melo.

O American Refining Group converte matérias primas de hidrocarbonetos em ceras, óleos básicos lubrificantes, gasolina e em combustíveis de alta qualidade, bem como em uma ampla variedade de produtos de especialidade. As instalações “estado da arte” da ARG para mistura e embalagem, localizadas em Bradford, PA, são capazes de produzir um espectro completo de produtos lubrificantes acabados.

Novvi LLC é líder de mercado em óleos renováveis e é uma joint venture entre a Amyris Inc., American Refining Group, Inc., e Cosan S.A. Indústria e Comercio. A Novvi produz moléculas-alvo de hidrocarbonetos a partir de açúcares de plantas para o setor automotivo, industrial, marinha, e aplicações de construção.

Amyris e No Compromise são marcas registradas da Amyris, Inc. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.

* De acordo com Marketsand Markets e Grand View Research, empresas de pesquisa de mercado independentes (01 de março de 2016) e (28 de Janeiro, 2015), respectivamente.

Fonte: OEM Lube news