Veículos mais limpos na UE
Padrões Euro 7 -aprovacao-do-parlamento-da-UE – Em 13 de março, o Parlamento Europeu aprovou um conjunto histórico de regulamentações da UE com o objetivo de reduzir significativamente as emissões de uma ampla gama de veículos rodoviários, incluindo carros de passeio, vans, ônibus, caminhões e reboques. Com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções, o Parlamento ratificou o acordo de regulamentação Euro 7, que exige a adesão a novos e rigorosos padrões durante toda a vida operacional de um veículo.
De acordo com os novos padrões Euro 7, os carros de passeio e as vans continuarão a ser testados sob as condições existentes do Euro 6, garantindo a consistência e, ao mesmo tempo, restringindo os limites de emissões de escapamento para ônibus e caminhões. Esses limites serão aplicados tanto em ambientes de laboratório quanto em condições reais de direção, mantendo a rigorosa estrutura de testes da Euro VI.
Pela primeira vez, a UE definirá limites para as emissões de partículas de freio (PM10) para carros e vans e estabelecerá critérios mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em veículos elétricos e híbridos, marcando um passo significativo em direção à sustentabilidade.
Capacitação dos consumidores com informações
Um novo Passaporte Ambiental para Veículos será introduzido para cada veículo, fornecendo informações detalhadas sobre sua pegada ambiental no momento do registro. Isso inclui dados sobre limites de emissão de poluentes, emissões de CO2, consumo de combustível e energia elétrica, autonomia elétrica e longevidade da bateria. Além disso, os proprietários de veículos terão acesso a informações em tempo real sobre o consumo de combustível, o status da bateria, as emissões de poluentes e outros dados críticos por meio de sistemas e monitores de bordo.
“Conseguimos encontrar um equilíbrio entre as metas ambientais e os interesses vitais dos fabricantes. Queremos garantir a acessibilidade de novos carros menores com motores de combustão interna para os clientes domésticos e, ao mesmo tempo, permitir que a indústria automotiva se prepare para a transformação esperada do setor. A UE agora também abordará as emissões dos freios e pneus e garantirá maior durabilidade das baterias”, disse o relator Alexandr Vondra (ECR, CZ).
A perspectiva da ACEA sobre a liderança global da Euro 7
Sigrid de Vries, diretora geral da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), elogiou a votação da Euro 7 por priorizar desafios voltados para o futuro, como as emissões dos freios dos veículos e os requisitos das baterias dos veículos elétricos. No entanto, ela observou que a regulamentação também introduz emissões de escapamento e procedimentos de teste mais rígidos, afetando especialmente os fabricantes de caminhões e ônibus, que se esforçam para cumprir as metas de descarbonização de 2030 sem as condições necessárias.
De Vries destacou a necessidade de os formuladores de políticas facilitarem a transição para veículos mais novos e menos poluentes por meio de incentivos e de uma estrutura regulatória abrangente que garanta a acessibilidade. A ACEA se comprometeu a defender uma abordagem realista e equilibrada para a Euro 7, que considere tanto fatores ambientais quanto competitivos.
O que vem a seguir?
A aprovação formal do Conselho é a próxima etapa antes que o regulamento Euro 7 possa ser oficialmente implementado. Essa regulamentação atende à demanda pública por veículos elétricos com baterias confiáveis, à expansão da infraestrutura digital e elétrica e à redução da dependência energética da UE, alinhando-se às conclusões da Conferência sobre o Futuro da Europa. Mais detalhes sobre o processo legislativo e materiais relacionados estão disponíveis no site do Parlamento Europeu.