Stellantis está preocupada com escalada dos preços de carros

Grupo promete apostar no lançamento de elétricos acessíveis nos próximos anos

358


Escalada dos preços de carros

Escalada dos preços de carros

Controlador de marcas importantes como Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën, o grupo Stellantis tem demonstrado preocupação com a escalada de preços vivida nos últimos anos pela indústria. Em entrevista recente concedida ao The Detroit Bureau, o CEO da companhia, Carlos Tavares, expressou temor pelas altas constantes e pelos consequentes impactos gerados ao consumidor em termos de poder de compra.

“Estou muito preocupado com a questão do acesso do público aos veículos, algo que tem se tornando um sério problema à medida que as pressões inflacionárias aumentam”, explicou. Tavares falou sobre os vários fatores que têm elevado o preço dos carros novos nos últimos anos, especialmente a contínua escassez de semicondutores e os consequentes cortes de produção.

Stellantis – Plano estratégico até 2030


Além disso, mostrou preocupação com os custos das matérias-primas, que já estavam altos em razão dos impactos da pandemia e subiram ainda mais nas últimas semanas após a guerra em curso travada entre Rússia e Ucrânia. O problema afeta em particular produtos como aço, alumínio e níquel.

O CEO disse ainda que, apesar da ambiciosa estratégia de eletrificação da empresa, no curto e médio prazos veículos elétricos continuarão custando mais caro que modelos equivalentes movidos à combustão. Reconheceu que não pode repassar esses aumentos aos consumidores e que “as classes médias não seriam capazes de comprar carros novos”, se assim o fizesse. Por conta disso, a ordem é encontrar novas maneiras de reduzir custos.

Nesse sentido, a empresa planeja reduzir gastos principalmente em áreas como marketing e logística. Segundo Tavares, os dois setores representam cerca de 30% do preço de um veículo novo. Já no longo prazo, a meta é lançar elétricos cada vez mais acessíveis e intensificar essa estratégia pelos próximos 8 anos.

Fonte: The Detroit Boreau