Mais uma grande marca apresenta uma moto com tecnologia especial para definir o equilibrio automático da moto. Em outubro passado a BMW tinha apresentado “A moto que não tomba” e agora, na CES 2017 a HONDA apresentou seu conceito de Riding Assist.
Riding Assist
Entre 9 e 12 de janeiro de 2017 foi realizada na cidade de Las Vegas a CES 2017, a maior feira de tecnologia do mundo. Na mesma a Honda apresentou seu novo conceito de moto que não cai nem mesmo quando a mesma está parada. A tecnologia foi chamada de Riding Assist, e funciona com um sistema robótico, capaz de movimentar a roda dianteira para evitar que a motocicleta caia até mesmo em velocidades mais baixas.
No vídeo abaixo apresentado, a empresa japonesa demonstra o sistema de Riding Assist e mostra o sistema funcionando tanto parado quanto com pessoas que ficam em pé sobre a moto e mesmo assim ela se autoequilibra. Segundo a Honda, a tecnologia levada a CES se baseia num pseudo-veículo denominado Uni-Cub, que é um pequeno assento capaz de transportar uma pessoa usando o movimento do corpo do próprio “condutor”.
O funcionamento
O Riding Assist funciona com uma espécie de atuador, um pequeno motor elétrico, capaz de corrigir a trajetória da moto fazendo correções na direção.
Quando chega no final do vídeo a própria empresa sugere que a motocicleta tem um sistema de direção autônoma. Nesse instante uma funcionária pressiona um botão na moto e esta sai, sozinha, da sala de demonstração seguindo a pessoa que pressionaou o botão até a porta de saida.
BMW – A Moto que não tomba
Só para lembrar, em outubro de 2016 a BMW, para festejar seus 100 anos de empresa, tinha apresentado seu conceito de moto que não tomba, nem mesmo em alta velocidade na estrada. Lembre o vídeo abaixo.
De acordo com a Motorrad, a Vision Next 100 pode dispensar o uso de qualquer aparato de segurança, como capacte e roupas de proteção. Isso porque a motocicleta pode detectar situações de perigo e agir preventivamente para evitar acidentes.
VEJA VÍDEO DA MOTO ‘QUE NÃO CAI’