Hyundai Ioniq 5
A ofensiva elétrica da Hyundai aponta para o futuro. E isso é colocado em prática com o Hyundai IONIQ 5, o primeiro carro da recém-criada submarca totalmente elétrica do grupo que expande a linha de veículos zero emissão do fabricante coreano.
O Ioniq 5 é o responsável pela estreia não apenas da nova marca, mas também da nova plataforma dedicada E-GMP, na qual todos os próximos veículos elétricos Hyundai IONIQ e também da família Kia nascerão.
Bateria de 800 volts
A adoção da nova plataforma permite que o IONIQ 5 receba uma série de novos recursos. Em primeiro lugar em termos de proporções, porque o automóvel tem 4,65 metros de comprimento mas uma distância entre eixos muito generosa de 3 metros, o que garante habitabilidade recorde.
Na verdade, com a nova plataforma vem uma bateria de 800 Volts que também é compatível com a função V2L, ou veículo que serve para carregar, ou seja, capaz de fornecer corrente elétrica para um dispositivo externo. A potência de saída atinge 3,6 kW, o que não é nada mal.
Duas opções de bateria e tração no Ioniq 5
O IONIQ 5 estará no mercado em meados de 2021 (preços ainda não divulgados) e chegará com uma gama bastante completa. Você pode escolher entre baterias de 72,6 kWh ou 58 kWh. Com a de maior capacidade, o carro pode percorrer até 480 km com a carga total.
Em ambos os casos, o IONIQ 5 estará disponível com um ou dois motores elétricos, todos com potências específicas baseadas na bateria e sejam eles únicos (de 170 ou 218 cv) ou em pares (de 235 ou 265 cv no total). No segundo caso, estando dispostos um por eixo, também garantem a tração nas quatro rodas.
Bateria | Tração | Potência | Torque | 0-100 km/h |
58 kWh | Traseira | 170 CV | 35,7 kgfm | 8″5 |
58 kWh | Integral | 218 CV | 61,7 kgfm | 6″1 |
72,6 kWh | Traseira | 235 CV | 35,7 kgfm | 7″4 |
72,6 kWh | Integral | 265 CV | 61,7 kgfm | 5″2 |
Carregando a 350 kW
Outra característica do IONIQ 5 associada à adoção da nova plataforma diz respeito à capacidade de carga, que pode ocorrer tanto a 400 como a 800 Volts, graças à presença de um inversor capaz de se adaptar aos dois padrões.
A bateria é, portanto, compatível com estações de carregamento ultrarrápidas de até 350 kW (não é à toa que a empresa coreana passou a fazer parte da Ionity) e, neste caso, leva cerca de 18 minutos para ir de 10% a 80%. Traduzido: a cada 5 minutos em que o carro é acoplado ao soquete, ele adiciona cerca de 100 km de autonomia.
Duas telas frontais
Deixando a propulsão elétrica de lado, o IONIQ 5 marca um novo curso também do ponto de vista estilístico. Esteticamente, o modelo possui linhas nítidas e superfícies limpas onde a modernidade transparece nos detalhes. Em lâmpadas LED retangulares (serão a marca registrada da família IONIQ), por exemplo, ou em rodas de liga leve aerodinâmicas.
Por dentro, a atmosfera é igualmente minimalista, mas a tecnologia a bordo é realmente muito boa. Como o padrão agora determina, há duas telas frontais de 12″, uma para a instrumentação e outra para o sistema de informação e entretenimento.
Interior ecológico
Além das telas frontais, o IONIQ 5 apresenta um ambiente com tons claros e naturais, em que os revestimentos são feitos com materiais reciclados ou de origem vegetal.
A modularidade da cabine é surpreendente, com algumas soluções inusitadas que tornam o interior mais versátil e habitável. Exemplos? O apoio de braço central que pode recuar para os bancos traseiros ou o banco deslizante da segunda fileira que pode aumentar a capacidade de bagagem que, no mínimo, se situa num excelente número de 530 litros.