Volvo XC40 elétrico
A Volvo prepara para a chegada de seu primeiro carro totalmente elétrico no Brasil. Batizado como Volvo XC40 Recharge, o menor crossover da marca sueca desembarcará no nosso mercado na metade do ano que vem, ainda sem preço divulgado. O modelo foi confirmado por João Oliveira, presidente da Volvo Car no país, durante a live feita com Motor1.com pelo Instagram.
“Estamos caminhando para uma linha totalmente eletrificada no Brasil”, afirma Oliveira. “O XC40 elétrico faz parte da nossa estratégia e será lançado por volta da metade do ano que vem.” Sua vinda já havia sido indicada pela marca para 2021, mas sem um momento exato para o lançamento. Até a Europa ainda não recebeu o modelo, que começará a ser entregue nas concessionárias apenas no final do ano.
Volvo XC40 Recharge (2020)
O XC40 Recharge é praticamente idêntico às variantes com motor a combustão, usando a mesma plataforma CMA. O design é ligeiramente diferente, com uma placa no lugar da grade frontal, a ausência das saídas de escapamento e rodas com um novo desenho. As medidas também mudam em alguns pontos. Ainda mede 4,42 metros de comprimento e 2,03 m de largura, mas o vão livre em relação ao solo caiu de 211 milímetros para 175 mm, enquanto o porta-malas foi reduzido de 460 litros para 413 litros, por conta das baterias no assolhado. Em compensação, ganhou um bagageiro extra de 31 litros sob o capô, onde estaria o motor a combustão.
Já o interior traz um novo painel de instrumentos digital e uma central multimídia inédita, desenvolvida em parceria com a Google e que usa um sistema usado Android Automotive OS. Ele foi criado de forma a integrar alguns recursos como Google Maps, Google Play Store e Google Assistente, inclusive permitindo o uso do assistente de voz para controlar algumas funções como temperatura do ar-condicionado.
Ainda traz o controle de cruzeiro adaptativo desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture da Volvo com a Veoneer que trabalha com sistemas autônomos e assistências de condução. Ele funciona com radares, câmeras e sensores ultrassônicos para manter o veículo na pista e seguindo a velocidade, inclusive fazendo curvas leves sozinho, embora peça que o motorista mantenha as mãos ao volante.
O grande destaque, obviamente, é sua motorização elétrica, formada por dois motores que entregam 413 cv e 67,3 kgfm de torque. A Volvo diz que ele alcança os 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima limitada em 180 km/h, mesmo que pese 2.150 kg, consideravelmente mais do que os 1.497 kg da versão a combustão. A energia vem das baterias de 78 kWh e entrega uma autonomia de 400 km, precisando de 40 minutos para recuperar 80% de sua carga com uma tomada de recarga rápida.
Falando em postos de recarga, Oliveira ainda confirmou que a Volvo continua a investir na parte de infraestrutura para os elétricos e plug-in híbridos. O executivo revela que chegarão a marca de 500 pontos de recarga instalados no país, aproveitando a parceria com a rede de mercados Pão de Açúcar, oferecendo um carregador em cada supermercado.
Na Europa, o Volvo XC40 Recharge entrou em pré-venda em alguns mercados, com preços a partir de 62 mil euros (cerca de R$ 389,5 mil pela cotação atual). Como o XC40 T5 Twin Engine, a versão híbrida plug-in do crossover, é vendida por R$ 229.950, espere que o elétrico custe algo próximo dos R$ 300 mil para o nosso mercado.