Mercedes planeja sedã elétrico
De olho no segmento dos sedãs elétricos, a Mercedes-Benz estaria planejando o lançamento de uma versão luxuosa do EQS, que promete rivalizar com o Tesla Model S P100D e o Porsche Taycan, entre outros modelos. A novidade, preparada pela divisão AMG, chegaria ao mercado após o EQS convencional, cujas vendas devem ter início em 2021.
Segundo a Autocar, o EQS AMG terá desempenho superior à versão 2020 do AMG S63 4MATIC. O sedan esportivo traz um motor V8 turbo a gasolina de 600 cv de potência e 90 kgfm de torque, números que seriam ainda maiores no modelo movido a eletricidade, previsto para trazer um novo sistema de transmissão elétrica modular.
Com isso, o desempenho do novo modelo seria bastante superior ao do EQS atual. O modelo que já está confirmado tem dois motores elétricos, 470 cv de potência e 77,4 kgfm de torque, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
O novo sedã será baseado no conceito Vision EQS.Fonte: Mercedes-Benz/Divulgação
A bateria do modelo atual suporta carregamento rápido, chegando a 80% da carga com 20 minutos, se ligado a uma tomada de 350 kW. Sua autonomia é de 700 km, mas provavelmente estes números serão diferentes na versão preparada pela AMG, devido ao aumento do desempenho.
Concorrentes
Caso tenha o lançamento confirmado, o Mercedes EQS AMG será concorrente direto do Tesla S. O carro elétrico da empresa de Elon Musk conta com dois motores elétricos cuja potência combinada gera 689 cv de potência e 109,3 kgfm de torque na versão P100D. São apenas 2,8 segundos para ele sair do 0 e chegar aos 100 km/h.
Já o Porsche Taycan entrega ainda mais potência, chegando a 761 cv na variante Turbo S, com aceleração de 0 a 100 km/h também em 2,8 segundos. Um dos destaques dele é o sistema de carregamento rápido, que garante energia suficiente para rodar 100 km com apenas cinco minutos na tomada.