Chevrolet Equinox 2021
Há algumas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invocou a Lei de Proteção de Defesa e assinou uma ordem para que a General Motors produza ventiladores para lutar contra o coronavírus. Junte isso com a quarentena que obrigou a fabricante a parar suas fábricas e a empresa acabou obrigada a adiar o lançamento de diversas reestilizações planejadas para este ano. Entre elas estava a renovação do Chevrolet Equinox.
O site The Detroit News obteve uma notificação enviada aos fornecedores que pedia que parassem as preparações e produção de peças planejadas para os modelos renovados. O documento cita Chevrolet Silverado, Bolt, Equinox e Traverse, além de GMC sierra e GMC Terrain. A publicação também revela que “uma futura variante do Corvette que não chegaria em 2020 também foi adiada.”
A boa notícia é que alguns planos de médio prazo não serão interrompidos, como o lançamento do Bolt EUV, futuro crossover elétrico baseado no hatch, ou a volta da Hummer com uma picape elétrica. Porém, os modelos a curto prazo já estão sendo afetados, pois a GM não tem data para voltar a produzir nos Estados Unidos.
Mesmo no Brasil a situação é complicada. A fabricante suspendeu a produção em suas fábricas até o dia 12 de abril e começou a entrar no combate contra o coronavírus de diversas formas, como com o reparo de respiradores. Como o panorama é de piora nas próximas semanas, a GM pode seguir os passos da Volkswagen e Toyota, adiando o reinício das linhas de montagem.