VW Fox piora performance
O primeiro resultado de testes realizados pela Latin NCAP divulgados em 2019 apresenta a avaliação do Volkswagen Fox, produzido no Brasil. O veículo recebeu três estrelas para proteção de adulto das cinco estrelas possíveis da classificação, na qual cinco estrelas representa o melhor nível em segurança. O modelo recebeu a mesma classificação para proteção de crianças após ser avaliado em colisões frontal e lateral (veja vídeo abaixo).
O VW Fox já havia sido avaliado em 2015, quando recebeu quatro estrelas para proteção adultos e duas para segurança de ocupantes infantis, conforme o protocolo da época. Nas duas ocasiões, em 2015 e agora, o modelo foi avaliado em teste de impacto lateral, porém o atual possui critérios mais exigentes.
Estrutura do veículo
Segundo o relatório, a estrutura do veículo foi considerada estável e houve boa proteção para adultos no impacto frontal para partes vitais do corpo, como cabeça, pescoço e tórax, graças aos airbags e cintos de segurança.
No impacto lateral, o modelo também ofereceu boa proteção para cabeça e pelve, bem como para abdômen, mas houve fraca proteção para o tórax. Ainda segundo o relatório, o modelo, que não oferece o sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade) de série, traz o sistema de aviso de cintos de segurança e diferente da versão testada em 2015, agora tem ancoragens Isofix como equipamento de série, mas ainda oferece cintos de segurança de dois pontos na posição central traseira. Segundo o Latin NCAP, a sinalização das ancoragens Isofix não atende aos requisitos do programa.
Cintos de três pontos
“Consideramos inaceitável que, em 2019, modelos populares ainda não ofereçam ESC padrão, cintos de três pontos em todas as posições, proteção de pedestres, proteção de ocupantes frontal e lateral, entre outros elementos de segurança. A Volkswagen testou sua sólida política de cinco estrelas para novos modelos, que incentivamos a expandir, o mais rápido possível, para todo o leque de veículos; assim sendo, impulsionamos todas as marcas a seguir essa política”, declarou em nota o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.