JAC T80
A JAC Motors apresentou o mais equipado de todos os carros que já trouxe desde sua chegada ao Brasil, em 2011. O T80 é um utilitário esportivo grande, com sete lugares e motor 2.0 turbo a gasolina de 210 cavalos. Com 4,79 metros de comprimento, ele é 37,4 centímetros mais longo que um Jeep Compass, por exemplo. O estilo é chamativo, atraente, mas o preço é alto: R$ 139.990 na versão de entrada ou R$ 145.990 quando equipado com teto solar e sistema de som Infinity com 280 watts.
Lista de itens de série
A lista de itens de série inclui bancos dianteiros não só com ajustes elétricos e memória, mas também resfriamento, aquecimento e massageador. O quadro de instrumentos é formado por uma tela de cristal líquido de alta resolução e permite a escolha de três desenhos diferentes para os mostradores.
O ar-condicionado é digital, tem duas zonas de temperatura e aberturas também para a fila central de bancos. Chave presencial, controles eletrônicos de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa, câmera 360 graus, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, sistema de monitoramento dos pneus que inclui pressão e também temperatura são alguns dos destaques.
Rede de revenda
Quando se pensa nas marcas de maior volume, seus principais concorrentes de sete lugares são o Chevrolet Equinox, o Hyundai Santa Fé, o Kia Sorento, o Mitsubishi Outlander, o Peugeot 5008 e o Volkswagen Tiguan, com preços entre R$ 10 mil e R$ 40 mil mais altos que o do novo T80, mas todos com redes de revenda maiores que a da JAC, que estaria com apenas 25 lojas atualmente.
Origem chines
Quando se considera a origem chinesa, a motorização, a faixa de preço e capacidade de passageiros, seu concorrente mais direto é o Lifan X80, tabelado em R$ 132.777. Foi lançado em junho de 2018 e teve em média 32 unidades vendidas por mês.
O T80 também é opção a modelos de cinco lugares como Hyundai New Tucson, Kia Sportage, Mitsubishi Eclipse Cross, Toyota RAV4 e até ao Jeep Compass, mas a versão topo de linha deste tem motor a diesel.
Primeiro lançamento da JAC em 2018
O T80 é o primeiro lançamento da JAC no Brasil em 2018. O próximo será o iEV40, versão elétrica do T40 que chega no meio de 2019, também por R$ 139.990.
“Na soma de toda a linha JAC venderemos cerca de 5 mil carros em 2019, isso com o dólar entre R$ 3,40 e R$ 3,50”, estima Habib. |
Mas a menor cotação da moeda em 2019 até o momento foi de R$ 3,67 e a média superou os R$ 3,70, o que leva a acreditar na possibilidade de mais um ano de baixos volumes para a marca, que fechou 2017 com 3,8 mil veículos e 2019 com 3,9 mil.
Tecnologia e acabamento
O T80 entrega uma dose razoável de tecnologia. Seu câmbio é do tipo automático de dupla embreagem e seis marchas. Permite trocas manuais, mas só pela alavanca porque não há borboletas atrás do volante.
O motor 2.0 turbo tem torque elevado, de 30,6 kgfm a partir de 1.800 rpm. Segundo a JAC, o carro vai de zero a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 217 km/h. Automotive Business dirigiu por cerca de 50 quilômetros em estradas bem asfaltadas e ficou uma boa impressão geral, como em arrancadas após passar pelos pedágios, retomadas e ultrapassagens, mas vez ou outra a transmissão demora um pouco a entender quando é preciso reduzir uma marcha ou engatar outra mais alta.
O acabamento é um ponto alto
O acabamento é um ponto alto do T80. Junções, costuras e materiais empregados causam uma boa impressão, assim como o som Infinity, o acionamento de equipamentos elétricos como vidros, retrovisores e o teto solar. O T80 recebe uma central multimídia com tela de dez polegadas e permite espelhamento para os sistemas IOS e Android.
Outros itens esperados de um carro dessa faixa de preço também estão lá, como volante multifuncional, computador de bordo, controlador automático de velocidade, faróis com ajuste elétrico de altura e acendimento automático, sensor de chuva, luzes diurnas de LED e retrovisores com ajuste elétrico e rebatimento.
O espaço
O espaço é muito bom para quem vai nos bancos dianteiros e na fileira do meio, que tem encostos reclináveis e pode ser deslocada para frente a fim de aumentar o espaço para a terceira fileira. Segundo a JAC, o porta-malas carrega 620 litros com os dois últimos bancos rebatidos. Se estiverem em uso sobra espaço apenas para algumas sacolinhas de mercado.
O carro complementa a linha atual de veículos da JAC, formada pelo caminhão semileve V260 e os SUVs T40 e T50. Sérgio Habib também promete um carro com porte e apelo aventureiro semelhante ao Renault Kwid para completar a linha.