Crescimento no mercado de automóveis reflete nas vendas de seguro auto. Seguradoras investem em tecnologias diferenciadas para conquistar novos clientes.
De acordo com Walter Pereira, vice-presidente da Comissão de Automóvel da Fenseg, em uma conversa com o jornal Valor Econômico, o crescimento do mercado de automóveis contribui com as vendas dos seguros para veículos.
Ou seja, se o mercado de automóveis cresce, as vendas dos seguros auto também aumentam. Em 2017 o seguro para carros teve um crescimento de 6,7%, seguindo os passos da economia que contribuiu com o aumento nas vendas de veículos. A expectativa é de que para 2018 haja uma melhora nesse cenário, já que a economia nacional tem tudo para melhorar.
Mercado de seguro auto tem vendas baseadas no crescimento do mercado de automóveis
Embora todos os brasileiros tenham consciência da importância de contratar um seguro auto, desde que o país entrou em crise financeira a partir de 2014, esse mercado sofreu um crescimento de apenas 3,5% em 2015.
Com a economia nacional não estabilizada, 2016 também registrou baixo crescimento, com queda de 2,4% em relação ao ano anterior. Em 2017 esse cenário começou a mudar e fechou o ano com um crescimento de 6,7%.
Para 2018, especialistas esperam que o setor feche o ano com aumento nas vendas, mantendo o prêmio do seguro de veículos na casa de um dígito. Para Walter Pereira, as vendas de seguros para carros aumentam conforme o crescimento do mercado de automóveis.
Ele explica que o aumento nas vendas do seguro auto depende muito também do aumento nas vendas de veículos.
Mercado segurador nacional tem expectativa de crescimento para 2018
Para Marcio Coriolano, presidente da Confederação das Seguradoras, CNseg, em 2018 o mercado segurador nacional pode evoluir entre 7 a 10% em todos os ramos. A expectativa é de o aumento do prêmio seja de 8,5% nesse ano.
A queda nos anos anteriores ocorreu, principalmente, devido ao número de veículos produzidos e que entraram em circulação no país, que foi bem inferior se comparado aos anos anteriores a 2013.
O mercado de seguro auto está ligado à variação também da frota de veículos seminovos, ou seja, com até cinco anos de mercado.
Seguradoras investem em tecnologias diferenciadas para conquistar novos clientes
Como são muitas as seguradoras que disputam o mercado brasileiro, para não perder cliente, algumas investem em tecnologia nos serviços prestados. Além de disputar novos clientes para contratar um plano, é fundamental reter e fidelizar os que já possuem.
O investimento em tecnologia é importante, já que a empresa atende eficientemente e de forma mais ágil os clientes que sofreram sinistros. Para não perder clientes, as seguradoras focam na boa avaliação do cliente, que é o maior motivo pelo qual ele renova o contrato.
Entre as possíveis formas de conquistar novos clientes e fidelizar os que já são, as empresas que vendem seguros devem investir no atendimento online, dispondo de kits digitais para ajudar os clientes, sem abrir mão do bom atendimento e gestão de informações, além de muitas outras coisas.
Focar em oferecer atendimento digital, de forma rápida e com clareza, contribui muito com a melhoria de processos. Sem contar que os clientes ficam atentos não apenas ao serviço prestado, mas também ao preço e é nesse ponto que as empresas devem se atentar.
Ou seja, precisam oferecer serviços, coberturas e preços atraentes ao cliente, concedendo descontos para bons motoristas, por exemplo. Afinal, mesmo que o mercado automobilístico atinja um total satisfatório de vendas, é preciso que as seguradoras consigam sobressair na disputa pelo cliente.
Por: Andreia Silveira, colaboradora do site SeguroAuto.org.