Mini traz mais tecnologia na linha 2019 de hatches

244

MiniMini traz mais tecnologia

Neste mês de junho chega às concessionárias a linha Mini 2019 de três e cinco portas. As principais mudanças na aparência externa ocorreram em faróis, lanternas, no desenho das rodas, pisca-piscas e logotipos. O sistema de iluminação recebeu novas tecnologias e a conectividade foi atualizada, facilitando a interação com os usuários.

O modelo é fabricado em Oxford (Inglaterra), Born (Holanda) e virá em seis versões, com motores 1.5 de três cilindros e 136 cavalos ou 2.0 de quatro cilindros, com 192 a 231 cv, todos com turbocompressor. As transmissões também mudaram.

Até o fim do ano venderemos cerca de mil unidades do hatch na soma da linha antiga e da novaHelder Boavida, presidente do Grupo BMW no Brasil

De acordo com o executivo, as vendas totais da Mini em 2018 devem atingir 2 mil unidades na soma do hatch com o utilitário esportivo Countryman. Se a expectativa se confirmar, as vendas da marca crescerão 25% sobre 2017, mas ainda estarão distantes do recorde brasileiro, em 2011, quando 2,7 mil Mini foram vendidos no País.


Navegador tem atualização automática de mapas; iluminação traseira remete à bandeira da Inglaterra
Chama a atenção nos novos carros a iluminação das lanternas traseiras, que remete à bandeira da Inglaterra. O detalhe está presente nas versões intermediárias e topo de linha, que utilizam faróis com LEDs.

E as opções Cooper S e John Cooper Works recebem faróis de LED e adaptativos, capazes de direcionar o facho em curvas ou apontar o foco mais para cima à medida que a velocidade do carro aumenta.

TRANSMISSÕES E START-STOP

 

A maior parte dos hatches passa a utilizar uma nova caixa de câmbio automática de dupla embreagem e sete marchas fabricada pela empresa alemã Getrag. Para a versão John Cooper Works a transmissão é automática Aisin de oito marchas, fabricada na Coreia do Sul.

Os carros equipados com motor 1.5 turbo aceleram de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atingem 210 km/h. Entre as versões 2.0, a mais rápida é John Cooper Works, que vai de zero a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge 246 km/h de velocidade máxima.

O sistema Start-Stop do carro evoluiu e está conectado à navegação do carro. Com isso, ele deixa de desligar o motor se o Mini estiver se aproximando, percorrendo ou saindo de uma rotatória. Também impede o desligamento em paradas para acesso a uma garagem, por exemplo, ou com o pisca-pisca ligado e o carro prestes a entrar à direita ou esquerda em um cruzamento.

CONECTIVIDADE

 

O Mini 2019 traz recursos de tecnologia presentes em diferentes níveis de conectividade, conforme a versão. As funções podem incluir informações do trânsito em tempo real, atualização automática do mapa de navegação a partir da conexão com o smartphone, além de serviços de conveniência como indicação de restaurantes, previsão do tempo e preços dos combustíveis. Há também preparação para Apple CarPlay.

A Mini recorda que seu sistema traz vários tipos de interface, para que os mais jovens possam escolher aquela que mais gostam ou utilizam no dia a dia.