Toyota Yaris
Faltam cerca de dois meses para o Toyota Yaris ser lançado no Brasil e agora o modelo ganhou um site antecipando sua chegada. Por enquanto, a montadora ainda faz mistério sobre o carro, mas “Autoesporte” apurou com lojistas que o início das vendas está previsto para junho.
Além disso, ele ganhou um “hotsite” que permite o cadastro de consumidores interessados no carro. Na página, há um vídeo que mostra alguns detalhes do Yaris.
Os modelos
Quando confirmou que o modelo seria vendido no Brasil, a montadora não detalhou se ele chegaria nas versões hatch e sedã, como é oferecido em outros mercados. Àquela época, a Toyota apenas mostrou uma foto do Yaris hatch, indicando que essa versão estaria certa para o nosso mercado.
Agora, lojistas afirmam que a montadora venderá o Yaris hatch e o sedã, mas o lançamento deve ser feito em partes: o hatch chegará em junho, enquanto o sedã ficará para o fim do ano. Além disso, já mostramos que a Toyota está testando a versão sedã no Brasil.
Entre o Etios e o Corolla
O modelo será fabricado no e ficará posicionado entre o Etios e o Corolla. Atualmente, o Etios sedã custa entre R$ 52.110 e R$ 71.150, enquanto o Corolla varia de R$ 89.990 a R$ 118.850. Logo, o Yaris sedã tem a faixa entre R$ 70 mil e R$ 90 mil para ocupar. Segundo revendedores, uma versão PCD está confirmada, o que indica que o preço inicial poderia ficar na casa dos R$ 69.990, abaixo do limite para a isenção de impostos. Já o Etios hatch tem versões entre R$ 47.270 e R$ 67.690, abrindo espaço para que o Yaris hatch tenha preço inicial semelhante.
Aos interessados pelo novo carro, os revendedores já o tratam como rival do Honda Fit e do City. A tabela de preços atual do Fit varia de R$ 59.300 a R$ 81.700, enquanto a do City vai parte de R$ 60.900 a R$ 83.400.
Investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Porto Feliz
Em setembro, a Toyota informou que investiu R$ 1 bilhão na fábrica de Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde o Yaris será produzido. O modelo usa a mesma plataforma do Etios, porém ela foi retrabalhada para oferecer mais espaço interno. Um ano antes, a empresa já havia investido outros R$ 600 milhões na fábrica de motores para ampliar a capacidade produtiva de 108 mil unidades por ano para 174 mil a partir de 2019.