Se o segmento de sedãs médios experimentou em janeiro um crescimento de pouco mais de 5% na comparação com 2017, certamente o Civic não foi um dos responsáveis por isso. Com apenas 977 emplacamentos, o Honda recuou quase 52% no período – foi o único modelo entre os nove primeiros a recuar – e chegou ao seu nível mais crítico desde dezembro de 2011 (523).
O Corolla manteve a liderança. As 4.486 unidades, apesar de serem quase 12% superiores às de janeiro de 2017, representaram quase seis pontos percentuais a menos de participação de mercado em relação a dezembro e o resultado mais fraco desde fevereiro passado.
O Chevrolet Cruze (1.561), por sua vez, comemorou a vice-liderança graças a um avanço de mais de 45%. Menos, no entanto, do que os quase 83% do VW Jetta (649), quarto, este em compasso de espera pela chegada da nova geração no segundo semestre. Quarto colocado nas duas últimas listas, o Ford Focus Fastback (457) completou o top 5.
Em seu melhor momento desde julho, o Citroën C4 Lounge (363) subiu de oitavo para sexto, apenas 23 unidades à frente do Nissan Sentra (340), que também não vendia quantidade similar há seis meses. Em seus últimos momentos no mercado, o Renault Fluence (275) chegou ao seu resultado mais expressivo desde dezembro de 2016 (403).
Atrás do Kia Cerato (139), o Lancer (84) voltou a figurar no top 10 após o reposicionamento de preços e de versões feito pela Mitsubishi na linha 2018. Sétimo em dezembro, o Hyundai Elantra (68) caiu para 11º, mas ainda assim emplacou quase o triplo do Peugeot 408 (23), que não vendia tão pouco desde outubro de 2016 (26). A lanterna coube ao JAC J5, que conquistou apenas um consumidor em todo o país.
Sedãs médios
Sedãs Médios | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | JAN/18 | DEZ/17 | JAN/17 | % JAN 18 | % DEZ 17 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | TOYOTA COROLLA | 4486 | 4486 | 6568 | 4013 | 47,61% | 53,05% | -31,70% | 11,79% |
2º | CHEVROLET CRUZE | 1561 | 1561 | 1601 | 1073 | 16,57% | 12,93% | -2,50% | 45,48% |
3º | HONDA CIVIC | 977 | 977 | 1851 | 2028 | 10,37% | 14,95% | -47,22% | -51,82% |
4º | VW JETTA | 649 | 649 | 626 | 355 | 6,89% | 5,06% | 3,67% | 82,82% |
5º | FORD FOCUS FASTBACK | 457 | 457 | 700 | 416 | 4,85% | 5,65% | -34,71% | 9,86% |
6º | CITROËN C4 LOUNGE | 363 | 363 | 232 | 319 | 3,85% | 1,87% | 56,47% | 13,79% |
7º | NISSAN SENTRA | 340 | 340 | 243 | 274 | 3,61% | 1,96% | 39,92% | 24,09% |
8º | RENAULT FLUENCE | 275 | 275 | 107 | 75 | 2,92% | 0,86% | 157,01% | 266,67% |
9º | KIA CERATO | 139 | 139 | 163 | 107 | 1,48% | 1,32% | -14,72% | 29,91% |
10º | MITSUBISHI LANCER | 84 | 84 | 1 | 152 | 0,89% | 0,01% | 8300,00% | -44,74% |
11º | HYUNDAI ELANTRA | 68 | 68 | 237 | 59 | 0,72% | 1,91% | -71,31% | 15,25% |
12º | PEUGEOT 408 | 23 | 23 | 51 | 66 | 0,24% | 0,41% | -54,90% | -65,15% |
13º | JAC J5 | 1 | 1 | 0 | 9 | 0,01% | 0,00% | – | -88,89% |
9423 | 9423 | 12380 | 8946 | 100,00% | 100,00% | -23,89% | 5,33% |
Fonte: Fenabrave