Sedãs médios – Civic despenca e Corolla perde espaço

Até mesmo o líder inabalável perdeu um pouco de espaço

254

Se o segmento de sedãs médios experimentou em janeiro um crescimento de pouco mais de 5% na comparação com 2017, certamente o Civic não foi um dos responsáveis por isso. Com apenas 977 emplacamentos, o Honda recuou quase 52% no período – foi o único modelo entre os nove primeiros a recuar – e chegou ao seu nível mais crítico desde dezembro de 2011 (523).

O Corolla manteve a liderança. As 4.486 unidades, apesar de serem quase 12% superiores às de janeiro de 2017, representaram quase seis pontos percentuais a menos de participação de mercado em relação a dezembro e o resultado mais fraco desde fevereiro passado.

O Chevrolet Cruze (1.561), por sua vez, comemorou a vice-liderança graças a um avanço de mais de 45%. Menos, no entanto, do que os quase 83% do VW Jetta (649), quarto, este em compasso de espera pela chegada da nova geração no segundo semestre. Quarto colocado nas duas últimas listas, o Ford Focus Fastback (457) completou o top 5.

Sedãs médios – Civic despenca e Corolla perde espaço
Sedãs médios – Civic despenca e Corolla perde espaço

Em seu melhor momento desde julho, o Citroën C4 Lounge (363) subiu de oitavo para sexto, apenas 23 unidades à frente do Nissan Sentra (340), que também não vendia quantidade similar há seis meses. Em seus últimos momentos no mercado, o Renault Fluence (275) chegou ao seu resultado mais expressivo desde dezembro de 2016 (403).

Mitsubishi Lancer 2018Atrás do Kia Cerato (139), o Lancer (84) voltou a figurar no top 10 após o reposicionamento de preços e de versões feito pela Mitsubishi na linha 2018. Sétimo em dezembro, o Hyundai Elantra (68) caiu para 11º, mas ainda assim emplacou quase o triplo do Peugeot 408 (23), que não vendia tão pouco desde outubro de 2016 (26). A lanterna coube ao JAC J5, que conquistou apenas um consumidor em todo o país.

Sedãs médios

Sedãs Médios
POS. MODELO TOTAL 2018 JAN/18 DEZ/17 JAN/17 % JAN 18 % DEZ 17 VARIAÇÃO JAN/DEZ VARIAÇÃO 2018/2017
TOYOTA COROLLA 4486 4486 6568 4013 47,61% 53,05% -31,70% 11,79%
CHEVROLET CRUZE 1561 1561 1601 1073 16,57% 12,93% -2,50% 45,48%
HONDA CIVIC 977 977 1851 2028 10,37% 14,95% -47,22% -51,82%
VW JETTA 649 649 626 355 6,89% 5,06% 3,67% 82,82%
FORD FOCUS FASTBACK 457 457 700 416 4,85% 5,65% -34,71% 9,86%
CITROËN C4 LOUNGE 363 363 232 319 3,85% 1,87% 56,47% 13,79%
NISSAN SENTRA 340 340 243 274 3,61% 1,96% 39,92% 24,09%
RENAULT FLUENCE 275 275 107 75 2,92% 0,86% 157,01% 266,67%
KIA CERATO 139 139 163 107 1,48% 1,32% -14,72% 29,91%
10º MITSUBISHI LANCER 84 84 1 152 0,89% 0,01% 8300,00% -44,74%
11º HYUNDAI ELANTRA 68 68 237 59 0,72% 1,91% -71,31% 15,25%
12º PEUGEOT 408 23 23 51 66 0,24% 0,41% -54,90% -65,15%
13º JAC J5 1 1 0 9 0,01% 0,00% -88,89%
9423 9423 12380 8946 100,00% 100,00% -23,89% 5,33%

Fonte: Fenabrave