Apresentado no fim do ano passado no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, o reestilizado Ford EcoSport 2018 aparece agora na China. Estrela da marca no Salão de Xangai, o modelo incorpora as mesmas mudanças visuais antecipadas pela versão norte-americana e, na mecânica, troca o câmbio PowerShift por uma transmissão automática convencional. É, na verdade, uma prévia da variante brasileira que será lançada em junho.
Por fora, a dianteira redesenhada com inspiração em SUVs maiores, como o Edge, não muda em relação ao modelo apresentado nos EUA – exceto pela luz de seta na cor clara em vez de laranja. A diferença fica apenas na traseira, que mantém o estepe externo fixado na tampa do porta-malas – solução que também seguirá sem alterações na versão feita em Camaçari (BA). O desenho das rodas e calotas varia de acordo com a região.
O interior inteiramente redesenhado evoluiu em ergonomia e conectividade, com destaque para a central multimídia com tela de 8 polegadas. O sistema de multimídia SYNC 3 também está presente, oferecendo mais recursos e compatibilidade com Apple CarPlay. Destaque ainda para o uso de materiais de melhor qualidade e acabamento em dois tons, dependendo da versão. Além disso, o volante passa a ser o do Focus, incluindo borboletas nas versões automáticas.
Sob o capô, a versão chinesa usa motores 2.0 Duratec com injeção direta, 1.0 EcoBoost e o novo 1.5 Ti-VCT. Em todos os casos o câmbio automático convencional SelectShift de 6 marchas substitui o polêmico PowerShift de dupla embreagem. Tração integral estará disponível apenas no motor maior.
Ford EcoSport 2018 no Brasil
Por aqui o câmbio automatizado também dará adeus, em favor da caixa convencional. O lançamento, conforme apuramos, acontecerá de forma “parcelada”. O primeiro a aparecer será o 2.0 de injeção direta e 178 cv (mesmo do Focus), seguido pelo 1.5 Dragon de 3 cilindros com cerca de 130 cv e, por fim, pelas versões AWD. Tudo ainda neste ano.
Fotos: divulgação