Norma de armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis entra em consulta pública

100
Português
Español/Castellano
English

Líquidos inflamáveis e combustíveis

Líquidos inflamáveis e combustíveis

Líquidos inflamáveis e combustíveis – A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT torna público o projeto de revisão da norma ABNT NBR 17505 PARTE 7, que trata da proteção contra incêndio para instalações com armazenamento em tanques estacionários. A revisão deverá cancelar e substituir o texto publicado em 2015, e está aberta a receber propostas até o dia 11 de dezembro de 2023.

Existe preocupação por parte dos produtores de lubrificantes, quanto a uma possível nova obrigatoriedade de procedimentos, tal como a utilização de Líquido Gerador de Espuma – LGE para proteção de instalações produtoras, o que não faria sentido para o caso dos lubrificantes. A Comissão de Lubrificantes do IBP já tem estudado profundamente a situação e participado das reuniões com a Comissão de Estudo de Distribuição e Armazenamento de Combustíveis do Organismo de Normalização Setorial de Petróleo (ABNT / NOS-034).

De acordo com especialistas do setor de lubrificantes, Na indústria de lubrificantes, nas bacias de tanques, os maiores volumes armazenados são óleos básicos, que são produtos viscosos com ponto de fulgor acima de 200ºC, que se enquadram na Classe III-B. Além disso, todas as regras de construção de tanques, distanciamento, instalação de bombas foram especificadas levando em consideração as características da classe do produto em questão.

Técnicos também argumentam que a indicação de combate fixo de LGE para produtos Classe IIIB, em que os lubrificantes estão enquadrados, não faz nenhum sentido e não deverá ser adotada. Entretanto, é importante que haja muita atenção ao texto da norma, para não haver dúvidas, e a hora de qualquer proposta de alteração é essa, ou seja, até 11 de dezembro.

O projeto pode ser lido e acompanhado pelo site: https://www.abntonline.com.br/consultanacional/projet.aspx?Q=WkJWRFRIUFFLVUR3Q0NwNndoSGpFcXUzck9DT0ZHSEplMkxJTURNd0xqOD0=