API adiciona 2 novos graus de baixa viscosidade na categoria API SP

220
Português
Español/Castellano
English

Categoria API SP

Categoria API SP

Categoria API SP – O Instituto Americano de Petróleo (API) integrou os graus de viscosidade SAE 0W-8 e SAE 0W-12 em sua mais recente categoria de óleo para motores a gasolina, API Service Category SP.

O Sistema de Licenciamento e Certificação de Óleo de Motor (EOLCS) API 1509, que descreve o licenciamento e exibição de categorias de serviço e marcas de qualidade de óleo de motor API, refletirá as mudanças recentes após a aprovação em 19 de setembro de 2023.

Introduzido em maio de 2020, o API SP foi projetado para fornecer proteção contra pré-ignição em baixa velocidade (LSPI), proteção contra desgaste da corrente de distribuição, proteção aprimorada contra depósitos em alta temperatura para pistões e turbocompressores e controle mais rigoroso de lama e verniz.

O API SP com Conservação de Recursos se equipara ao ILSAC GF-6A ao combinar o desempenho do API SP com maior economia de combustível, proteção do sistema de controle de emissões e proteção de motores que operam com combustíveis contendo etanol até E85 (mistura de 85% de etanol).

Essa inclusão de SAE 0W-8 e SAE 0W-12 na categoria de serviço API SP é fundamental para definir padrões de licenciamento globais, de acordo com o API, garantir a conformidade do mercado pós-venda e estabelecer protocolos de aplicação para esses graus de viscosidade.

Vários fabricantes globais de equipamentos originais (OEMs) recomendam atualmente esses graus de viscosidade de óleo de motor. Esta revisão permitirá que os OEMs sugiram óleos de motor com certificação API, ajudando os consumidores a selecionar óleos endossados pelo fabricante do seu veículo.