BMW já usa inteligência artificial no processo de design dos carros

190

Design dos carros BMW

Design dos carros BMW – Em entrevista concedida recentemente ao TopGear, o chefe de design da BMW, Adrian van Hooydonk, revelou que a empresa já está fazendo uso de inteligência artificial no processo de desenvolvimento de seus carros. Segundo o executivo, a aplicação do recurso vem sendo realizada em algumas tarefas, especialmente no setor de design.

“Estamos experimentando isso no design, por exemplo, no projeto das rodas”, diz Hooydonk. “Você pode definir alguns parâmetros – como quantidade de raios, peso e tamanho do aro em polegadas – e então o computador começa a gerar ideias para você”, explicou. A tecnologia simula processos de inteligência humana e entrega os resultados.

Apesar da facilidade gerada, o recurso vem recebendo críticas e por vezes é considerado perigoso em alguns aspectos. Tanto é que especialistas defendem que seja usado com limites bem definidos desde o início. Atenta a isso, a BMW deixou claro que não deixará a IA assumir o controle total do processo de design de seus carros.

“Ainda assim, como pessoa, como ser humano, você precisa ser o diretor de arte. Você precisa escolher. Você ainda tem que orientar o processo – não é como se o computador pudesse inventar completamente as coisas, mas pode combinar vários parâmetros em uma proposta muito mais rápido do que um ser humano”, disse Hooydonk.

Ainda falando sobre design, BMW disse que não entende empresas que adotam linguagem estética específica para carros elétricos e prometeu que seus próximos carros terão mais limpas. A nova geração do Série 5 e o equivalente elétrico i5 são boa prova destas alegações.