Mercedes Benz altera aviso de troca de óleo

325
Português
Español/Castellano
English
Óleo recomendado pela Mercedes Benz
Tampa de óleo do motor no cárter de um carro Mercedes-Benz. © Pradeep Thomas Thundiyil

Óleo recomendado pela Mercedes Benz

Óleo recomendado pela Mercedes Benz – A União da Indústria Europeia de Lubrificantes anunciou este mês que ajudou a resolver uma reclamação sobre a Mercedes Benz dizendo que os clientes eram obrigados a usar seu óleo de motor genuíno para a revisão um de seus modelos de carro.

A associação com sede em Bruxelas disse que entrou em contato com a montadora de luxo alemã depois que um membro levantou a questão, apontando para uma comunicação da Mercedes Benz de que os proprietários de carros Sprinter 907 com tração traseira e Sprinter 910 com tração dianteira foram obrigados a usar MB 228.51 LT ao fazer a manutenção dos veículos para que as garantias dos veículos permaneçam efetivas.

A Mercedes Benz escreve suas próprias especificações de óleo de motor, incluindo MB 228.51, que recomenda para vários modelos, incluindo Sprinters. O MB 228.51, porém, não é uma especificação e sim uma marca de óleo vendida pela montadora. LT significa baixa temperatura.

Em um boletim publicado em seu site este mês, a UEIL disse que avisou aos representantes da Mercedes Benz que a lei da União Européia proíbe as montadoras de condicionar garantias ao uso de marcas específicas de óleos de motor ou outras peças de reposição, exigindo, em vez disso, que eles recomendem o uso de produtos que atendam uma especificação que eles disponibilizam.

O boletim refere que, após várias comunicações, a subsidiária da Mercedes Benz no Reino Unido reconheceu ter sido impróprio dizer que os clientes eram obrigados a usar o MB 228.51 LT e que o uso dessa palavra não transmitia a mensagem destinada aos clientes. A montadora informou que, portanto, retirou as referências a “obrigatório” do documento em questão.

Levar essas reclamações aos fabricantes de equipamentos originais é um dos benefícios que a UEIL proporciona aos seus associados.